Sem categoria

Seleção de conciliadores voluntários: Cejusc realiza entrevistas com candidatos

No total, 37 inscritos devem participar, até sexta-feira (29), dessa etapa do certame

 

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal na Paraíba (Cejusc/JFPB) deu início, na segunda-feira (25), às entrevistas com os inscritos na seleção de conciliadores voluntários. No total, 37 candidatos devem participar dessa etapa do certame, que acontece até a próxima sexta-feira (29), na sala do Cejusc, no edifício-sede da JFPB, em João Pessoa.


No site da Instituição, é possível conferir a data e o horário definido para cada participante. Será eliminado aquele que não comparecer ou que estiver sem o documento de identificação com foto. Conforme o edital nº 20/2022, na entrevista são avaliados a experiência do candidato, seus conhecimentos e aptidões na área de resolução adequada de conflitos, o interesse e a disponibilidade para desempenhar a função de conciliador – além dos saberes básicos em temas ligados à Justiça Federal.


“Com a ampliação das atividades do Cejusc, inclusive na área de justiça restaurativa, o reforço da nossa equipe é esperado e muito bem-vindo. A seleção objetiva encontrar os candidatos mais aptos ao exercício da função de facilitadores da paz”, destacou a juíza federal Adriana Carneiro da Cunha, que é coordenadora do Cejusc.


O processo seletivo para conciliadores voluntários oferece 20 oportunidades, além da formação de cadastro de reserva. Após os exames orais, a próxima fase do concurso será a análise curricular. A previsão é que os primeiros aprovados sejam convocados para o Curso de Formação de Conciliadores já no mês de setembro deste ano, quando também devem passar pelo estágio prático supervisionado.


Atuação

Os conciliadores desempenharão suas funções com carga horária mínima de 16 horas mensais. A atividade é gratuita e, se exercida por período contínuo superior a um ano, poderá constituir contagem de tempo como atividade jurídica e título para os concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo