CotidianoSem categoria

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começa nesta terça

A partir desta terça-feira, 24, seguindo até a quinta-feira, 26, a Prefeitura de Campina Grande promoverá ações para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que neste ano terá como tema a “Lei Brasileira de Inclusão – LBI e Direitos da Pessoa com Deficiência”. As atividades serão realizadas de forma híbrida e coordenadas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Coordenação de Pessoa com Deficiência.

A abertura do evento acontecerá de forma online. Na ocasião, o advogado Gustavo Giorggio Fonseca Mendoza apresentará um webinar sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e Direitos da Pessoa com Deficiência. Mendoza é mestre em Direito e Desenvolvimento Sustentável, com atuação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. A palestra terá a participação de aproximadamente 150 pessoas, previamente inscritas no evento.

O secretário municipal de Assistência Social, Valker Neves, e a coordenadora da Pessoa com Deficiência, Edna Silva, participarão da abertura do evento. Entre os convidados estarão a professora Margarida Mota Rocha, presidente da Apae/Campina Grande; o secretário municipal de Saúde (Filipe Reul) e a coordenadora de Saúde Mental do Município (Lívia Sales), que na ocasião falará sobre a atuação dos Caps do Município.

A programação referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (instituída pela Lei nº 13.585/2017) inclui uma sessão especial na Câmara Municipal, que acontecerá na quarta-feira, 25, de forma híbrida, e vai abordar o tema “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla – Inclusão Reversa”. A propositura foi da vereadora Carol Gomes (PROS).

Na quinta-feira, 26, será realizado um Mutirão de Saúde para as mães que possuem filhos com algum tipo de deficiência. Serão oferecidos exames de mamografia, consultas na clínica médica, teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e agendamento para inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino, inserido no útero para atuar como contraceptivo).

Na parte lúdica e cultural da programação haverá oficinas de dança e de artes, que inclui a confecção de brinquedos. As ações serão realizadas, simultaneamente, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Caps e no Instituto dos Cegos, envolvendo alunos dessas instituições.

No encerramento será realizado um aulão de zumba, que acontecerá ao ar livre, no prédio da APAE, no bairro Catolé. Em virtude da pandemia da covid-19, a atividade seguirá todos os protocolos de higiene e manterá o distanciamento social entre os participantes.

Para Edna Silva, coordenadora da Pessoa com Deficiência do Município, a programação foi elaborada com carinho para evidenciar os direitos da pessoa com deficiência. “Ações como estas geram desenvolvimento de conteúdo e acabam conscientizando mais a sociedade. Dessa forma conseguimos promover a inclusão social desse segmento populacional, além do combate ao preconceito e a discriminação, ressaltou.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo