DestaquesPolítica

Sessão Especial da CMCG comemora o Reconhecimento dos 50 anos da Faculdade de Direito da URNE (UEPB)

 

 

A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, na manhã da sexta-feira (26), uma Sessão Especial em comemoração ao reconhecimento dos 50 anos da Faculdade de Direito da URNE/UEPB do município de Campina Grande.

O autor da propositura, vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) e ex-aluno da Faculdade de Direito da Universidade Regional do Nordeste – URNE. A sessão contou com a participação de servidores, professores e alunos da Universidade Estadual da Paraíba do curso de Direito. A sessão foi presidida por Olímpio Oliveira e secretariada pelo vereador Moysés Morays (PODE).

A Mesa foi composta pelo Dr. Romero Marcelo – Desembargador e Ex-professor do Centro de Ciências Jurídicas – CCJ; Ariosvaldo Adelino de Melo – Delegado Seccional da 22ª DSPC, representando o Dr. Glauber Fontes, Superintendente de Polícia Civil de Campina Grande; Cláudio Lucena- Ex-diretor e Professor do CCJ;  Laplace Guedes – Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UEPB; Dr. Severiano Pedro do Nascimento – Delegado de Polícia Civil e Professor da Universidade de Direito da UEPB; Dr. Maria Leticia Lima Nascimento – Diretora do Centro de Ciências Jurídicas.

Participaram ainda da solenidade: Olímpio Rocha – Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; Lorena Duarte – Secretária da Direção do Curso de Direito; Mirele Rodrigues – Diretora da pasta de Comunicação do Centro Acadêmico Sobral Pinto; Luci Costa – Estudante do Curso de Direito da UEPB e Presidente do Centro Acadêmico; Kênia Araújo – Bibliotecária do CCJ da UEPB; Artur Andrade Costa – Funcionário do CCJ. Dentre outros.

 

JUSTIFICATIVA

 

Olímpio Oliveira subiu à Tribuna para sua a justificativa, e primeiramente, cumprimentou a todos os integrantes da Mesa e aos demais convidados presentes na sessão e funcionários da Casa Legislativa.

Em especial, falou sobre o seu ex-professor, Romero Marcelo, a quem chamou de “Uma pessoa extremamente querida por todos! não só por nós, seus eternos alunos, mas também nós que trabalhamos na atividade jurídica, no Direito. Sempre um referencial de integridade e equilíbrio. Um profissional que tem uma marca muito consolidada em toda a Paraíba e em todo o Nordeste”, ressaltou

O vereador falou de sua gratidão pela Universidade a qual estudou e se formou Advogado. “Eu sou saudosista e gosto de guardar as coisas. Eu ingressei nessa Universidade por conta do vestibular que me inscrevi através desse cartão da Coperve. Sendo aprovado, nós ingressamos na universidade cheio de sonhos” nesse momento, o vereador mostra as suas carteiras de estudante da época do curso de Direito da URNE, que diz guardar com muito carinho.

Olímpio também falou da sua contribuição no Centro Acadêmico Sobral Pinto. O professor Romero Marcelo disse: “Querido por todos nós, seus alunos e todos que trabalham na área do Direito”. Relatou também que ganhou uma bolsa de estudos para concluir o curso, sendo o seu único objetivo não perder nenhuma cadeira e assim o fez. Por fim, o vereador mostrou seu convite à formatura. “Eu guardo isso tudo com muito carinho, mas o mais importante para o cidadão Olímpio Oliveira é o conhecimento que nós construímos naquela casa, não só o conhecimento jurídico, mas o conhecimento de vida”, disse.

O parlamentar elogiou seus professores pela dedicação e o empenho em ensinar, como os professores: Jacques Milfont, Flamarion Tavares Leite, Mário Moura Rezende, Desembargador, José Cartaxo Loureiro, José Farias, Raimundo Gadelha, Vital do Rego, este, segundo o vereador, ao chegar na Faculdade, uma multidão de admiradores o acompanhava. Por fim, homenageou os seus professores “Os nossos mestres, aqueles que forjaram em nós, não só o conhecimento jurídico, mais, acima de tudo, o exemplo do devotamento e do amor à justiça e ao direito”, finalizou.

 

PALESTRANTES

 

O Dr. Romero Marcelo – Desembargador, Saudou a Mesa, em nome do presidente da sessão, Olímpio Oliveira, e a todos os presentes. Agradeceu pelo convite em participar da sessão e do convite em participar da associação dos ex-alunos e ex-professores do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba.

“Hoje eu estou aqui com muito orgulho porque o ex-professor também é ex-aluno, pois o professor aprende muito mais com os alunos do que os alunos aprendem com ele. Foram 27 anos de magistério. Uma vida traçada para o direito” disse.

Contou que era sargento do Exército e que terminou o Curso de Direito aos 29 anos. Se emocionou ao falar do início difícil e em ter largado tudo para iniciar sua carreira no Direito, com uma esposa e dois filhos.  Falou da paixão em ter sido Delegado de Polícia Civil e que quase não deixou a profissão para ser jurista. “Hoje são quase 40 anos de Magistratura”. Falou que em 1983, recém aprovado no concurso de juiz, assumiu a comarca de Ingá e lá surgiu a oportunidade de ser professor de Direito.  “E foi assim que Romero Marcelo ingressou na Faculdade de Direito da URNE. Lá tive a felicidade de ser professor, à época, do Dr. Severiano, do Dr. Olímpio Oliveira. A Fundação Universidade Regional do Nordeste – FURNE tinha uma dificuldade muito grande, os nossos salários atrasaram meses, mas os professores não deixavam de dar aula, não faziam greve. Estavam ali pelo amor e pela vontade de fazer alguma coisa por Campina Grande. É essa a origem dessa Faculdade e a origem do curso de Direito que tem, hoje, seus ex-alunos no parlamento federal, na corte de contas federal e em diversos Tribunais Regionais dos estados”.

O resultado desse esforço comum que se tornou realidade. Partindo desse sonho, na sua transformação em Universidade Estadual da Paraíba a consolidação desse patrimônio público do qual desfrutamos nos dias de hoje. Imagine, para um velho como eu que chega às lágrimas de emoção, em um momento como esse de poder vivenciar essa história, essa realização! Só tenho uma palavra para sintetizar tudo isso, Obrigado! Campina Grande”. Finalizou emocionado.

 

Professor Laplace Guedes – Cumprimentou toda a mesa e falou que suas palavras eram de agradecimento aos legítimos representantes do povo campinense por terem aprovado essa Sessão Especial, por unanimidade, onde comemoram os 50 anos do curso de Direito em Campina Grande.

“Deus foi extremamente generoso com todos nós, com todos aqui presentes por, em vida, a gente poder estar atravessando, mesmo como seres caminhantes de passagem e com nossa contemporaneidade pudesse coincidir com uma data tão emblemática”.

Disse que a comemoração desta data é importante, pois o curso impactou e impacta a vida de muitos seres humanos. Como exemplo, citou a vida do professor Romero e o impacto que traz na vida de estudantes e professores que passaram na instituição durante os últimos 50 anos. “Nós temos 10 gerações hoje que passaram pela UEPB e estão em todo o mundo, usando da formação adquirida no CCJ. Por isso, nós devemos fazer com que esse 25 de agosto seja posto no calendário de eventos do município de Campina Grande, Tamanha é a importância desse jubileu de ouro, pois, se assim nós conseguirmos, nunca mais deixaremos de refletir, de pensar, de celebrar, de comemorar esse instante. Essa galeria seria muito pequena se essa comemoração tivesse sido na próxima semana” disse

 

O Dr. Severiano saudou a todos que estavam na mesa e agradeceu o presidente, os parlamentares pelo reconhecimento, através da Sessão Especial, dos 50 anos do curso de Direito. “Esse curso abriu tantas portas aqui para os campinenses e também para os fiéis forasteiros, os sertanejos, pernambucanos, cearenses, riograndenses, ou seja, a Universidade Regional do Nordeste teve essa vocação. A URNE com a FURNE”.

Falou também da importância do aprendizado aluno e professor e lembrou dos debates sobre criminologia ou do próprio assunto do direito penal que tinham nas aulas, no antigo Amigão, do professor Vital. Falou um pouco sobre sua carreira como Delegado de Polícia e sobre a consagrada autonomia da UEPB, conseguida no governo Cássio Cunha Lima.

Falou do caráter empreendedor de Campina Grande e dos grandes nomes recebidos pela cidade, como: Raimundo Asfora, Rosil Cavalcanti, Alvino Pimentel, dentre outros. Campina Grande dá essa demonstração de que a Universidade Estadual é muito importante para ela e o curso de Direito também, pois este curso participou do desenvolvimento de Campina Grande, junto com a Escola Politécnica.

Disse que estudou no Redentorista e citou o caráter tecnológico de Campina Grande. Disse que muitos juristas, desembargadores e parlamentares passaram pela UEPB. “Eu quero expressar minha gratidão a todos vocês, a Laplace que, juntamente com Olímpio, proporcionou este momento, esse marco histórico. Minha gratidão a todos os alunos, de ontem e os de hoje, e aos professores que nunca deixam de ser alunos” disse.

Olímpio Rocha cumprimentou a Mesa, o presidente e os convidados.  “Meu querido amigo Moysés, também advogado. Sempre fico feliz em vir a esta casa e vê-lo atuando tão brilhantemente, Você que é um colega de luta da advocacia popular”.

Disse estar muito feliz em representar os ex-presidentes do Centro Acadêmico Sobral Pinto e citou uma poesia de Paulo Leminski: “Quando eu tiver 70 anos, então vai acabar essa minha adolescência. Vou largar da vida louca e terminar minha livre docência, vou fazer o que meu pai quer, começar a vida com passo perfeito, vou fazer o que minha mãe deseja, aproveitar as oportunidades de virar um pilar da sociedade e terminar meu curso de Direito. Então, ver tudo em sã consciência quando acabar esta adolescência” Paulo Leminski, poeta curitibano ícone da poesia marginal.

Segundo ele, Lemisnki na medida que fala em acabar o Curso de Direito só aos 70 anos faz uma alusão a inquietação que os estudantes de direito tem em sempre estar buscando o aperfeiçoamento, sempre buscando fazer o melhor pela sociedade paraibana, campinense e brasileira.

 

Moysés Morays (PODE) cumprimentou a todos os presentes, alunos, funcionários, convidados, o presidente da sessão, Olímpio Oliveira, e o parabenizou pela propositura da Sessão Especial. O vereador se solidarizou com o servidor da Casa Legislativa de Campina Grande, Bosco, pelo falecimento de seu filho, Elder Gonçalves de Andrade. “Eu quero me solidarizar ao nosso querido Bosco que teve uma perda enorme, na manhã de hoje. Se não, estaria aqui nos abrilhantando com seu carinho. Bosco perdeu um filho, nesta manhã e eu quero registrar toda a minha solidariedade, e desta Casa, para com ele”, destacou.

O vereador seguiu com sua fala dizendo que queria resumir seu pronunciamento em testemunhos. Disse que mesmo que não tenha estudado na UEPB, teve professores que foram alunos da Universidade. Lembrou com carinho do Professor Hugo César Gusmão de Araújo “Excelente professor! Aquele que marca, que exige. Aquele que, realmente, passa o conhecimento que instiga e que dá aquela impactada no aluno, quando este chega em seus primeiros dias na faculdade”.

Elogiou o professor Laplace Guedes pelo brilhante trabalho na Universidade, destacando sua metodologia atual e moderna. “Quero deixar minha gratidão a todos os professores e parabenizar todos que fazem parte dessa história. Tive como beber dessa fonte não só na sala de aula, mas os profissionais que saíram daquela instituição e que atuam nas mais diversas instituições, a exemplo do Dr. Ariosvaldo que sempre me recebeu bem como Superintendente da Polícia Civil.

Também o Dr. Olímpio, em seus plantões, sempre fui muito bem atendido e isto é um testemunho vivo dos profissionais que saem daquela casa. O Dr. Severiano Pedro também, um Delegado Respeitado. Tudo isso vem dessa mãe, do CCJ, desse berço”.

 

Maria Leticia– Presidente do Centro Acadêmico Sobral Pinto, começou sua fala dando um bom dia e saudando a todos os presentes, cumprimentou a mesa, na pessoa do presidente Olímpio Oliveira, alunos e servidores da Universidade.

“Vim falar sobre legado e ao longo desses 50 anos o que nós podemos observar é que para além de todo patrimônio material que a UEPB pode colecionar, sobretudo foi e é colecionado um patrimônio imaterial, o legado deixado, os princípios, os valores e os ensinamentos. É pensando nisso que me proponho, aqui, representando os atuais 675 estudantes do nosso Centro de Ciências Jurídicas a agradecer a todos vocês pelo que foi ensinado, nos passado e por aquilo que carregamos dentro de nós e que queremos perpetuar. É esse o desafio que nós nos propomos. Ao perceber que o CCJ não se faz somente em um corredor, não são somente salas de aula, cadeiras e livros, mas são, sobretudo, um sentimento de ensinamentos, valores que são carregados e que devem ser mantidos. É esse o legado que carregamos nas costas e que nos faz empurrar para frente e é isso que esperamos para o futuro, caminhar e progredir cada vez mais”, finalizou

 

Olímpio Oliveira, agradeceu a presença de todos, lembrou, mais uma vez, a importância dessa data e da importância da Universidade onde ressaltou ser um patrimônio, não só da Paraíba, mas do Nordeste. Em seguida, encerrou os trabalhos pedindo um minuto de silêncio em respeito à memória de Elder Gonçalves de Andrade, filho do servidor da casa, Bosco, que faleceu nesta manhã de sexta-feira (26).

Acompanhe tudo que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

 

DIVICOM/CMCG.

Foto : Josenildo Costa

 

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo