Cotidiano

SESUMA monta estrutura que assegura limpeza eficiente e abastecimento d`água durante o São João

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-Sesuma, de Campina Grande   está com toda estrutura pronta para atuar durante os 30 dias do Maior São João do Mundo, já a partir desta sexta-feira, dia 7 de junho, com concentração no Parque do Povo, ruas adjacentes e nos Distritos de Galante, São José da Mata. Ano passado, o quesito limpeza recebeu a aprovação de 97%das pessoas entrevistadas, e a pretensão do prefeito Romero Rodrigues é que índice aumente ainda mais.

Para manter essa aceitação popular e manter a cidade ainda mais limpa durante o Maior São João do Mundo, quando a coleta aumenta em torno de 20 %, a Sesuma dispõe  uma grande estrutura e contratou para trabalho temporário, por 30 dias ,230 homens e mulheres, contratados através de processo seletivo.Eles farão o trabalho de limpeza tradicional, como varrição,lavagem, e coleta seletiva, através do “ Recicla São João”, que será lançado oficialmente nesta sexta, dia da abertura da festa, que também coincide com o encerramento da Semana do Meio Ambiente.

Alternadamente, esses trabalhadores atuarão 24 horas  por dia, cuidando da limpeza interna de todo Parque do Povo, avenida Sebastião Donato, Lino Gomes, Paulino Raposo, Parque Evaldo Cruz  outras ruas adjacentes e nos Distritos, principalmente Galante, que recebe já neste primeiro final de semana , o primeiro passeio do “ Forró nos Trilhos”.

O secretário Geraldo Nobre (foto), explicou quea operação  denominada “ Matuto Limpeza”, implantada por orientação do prefeito Romero Romero Rodrigues, pelo sétimo ano consecutivo vai estar presente e “ mais uma vez vamos procurar melhorar o índice de aprovação do nosso trabalho, onde o campinense e o turista que visitou nossa cidade no período, elegeu a limpeza com o melhor número da pesquisa.

“É uma operação de 30 dias, planejada antecipadamente, com todo o material a ser utilizado devidamente licitado. Esperamos fazer um trabalho igual, ou melhor,  do que em anos anteriores, e oferecer à população e aos turistas o devido conforto e melhor qualidade de vida. Se tem cidade limpa, tem qualidade de vida”, lembrou Geraldo Nobre.

TREM DO FORRÓ!

Sobre o “ Forró nos Trilhos”, o secretário explicou que a locomotiva chegou desde a semana passada, toda rede ferroviária de Campina Grande a Galante foi  revisada e recebeu a manutenção preventiva necessária, para termos uma segurança maior para os forrozeiros. Esse trabalho foi feito pela Prefeitura, em consonância com a Trans Nordestina e CBTU.

“Neste sábado, dia 8, se Deus quiser faremos o primeiro passeio com sucesso. O acesso ao Distrito foi melhorado, por decisão do nosso prefeito, inclusive com pavimentação em asfalto de duas avenidas e melhoramentos dos demais acessos e estacionamentos, para garantir conforto e tranqüilidade para nossos forrozeiros”, comentou o titular da Sesuma

ABASTECIMENTO D’AGUA!

Sobre este tema, Dr. Geraldo explicou que atualmente, só no Parque do Povo, a Sesuma tem uma estrutura diária de 310 m³  para atender toda demanda, proveniente de três poços artesianos perfurados em 2017 quando a crise de água foi a maior de todos os tempos, e essa determinação do prefeito deu essa tranqüilidade ao evento, que é feito em parceria com a Medow Enterteniment, do empresário Jomário Souto.

Esses três poços juntos, tem uma vazão de 6 m3 por hora( 6 mil litros), e recebe o reforço  de outro poço perfurado no Distrito dos Mecânicos com uma capacidade maior, com suporte de 10 m3 ( 10 mil litros hora),  garantindo a quantidade satisfatória para abastecer as baterias de banheiros e  limpeza do Parque do Povo, e suprir a demanda dos barraqueiros. “ Se neste período a cidade ficar sem água, esse sistema alternativo será suficiente, e além do mais usaremos o mínimo possível da água de Boqueirão, que está com uma vazão muito baixa”, concluiu.

Codecom PMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo