DestaquesSaúde

Setembro Amarelo: Prefeitura inicia campanha com vasta programação

 

A Campanha Setembro Amarelo, que chama a atenção para o cuidado integral com a saúde mental e a prevenção aos agravos provocados por problemas psíquico-emocionais, inicia-se a partir desta sexta-feira, 1, e segue durante todo o mês de setembro. Em Campina Grande, a Prefeitura Municipal preparou uma vasta programação de ações e atividades ao longo da campanha.

O tema este ano é: Setembro Amarelo: Por mais Diálogos e Menos Silêncio. “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre o fato de que os agravamentos da saúde mental, cada vez mais constantes na nossa população, precisam ser debatidos e que as pessoas precisam compreender quais são os sofrimentos que devem ser compartilhados para receberem ajuda em tempo hábil”, explicou a coordenadora da Rede Municipal de Saúde Mental – Programa Saudavelmente, a doutora em psicologia Lívia Sales.

A abertura da campanha acontece no dia 6 de setembro, no Centro de Atenção Psicossocial – Caps I Viva Gente, com acolhimento, dinâmica em grupo e a palestra “Afeto que cura”. A programação ao longo do mês tem ainda plantões de escuta psicológica, caminhada, rodas de conversa, atividades culturais e artísticas e oficinas terapêuticas. Entre as novidades este ano estão um Talkshow cultural no Teatro Municipal, o I Fórum de Saúde Mental e Trabalho na FIEP,

Além da programação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Saudavelmente, toda a Prefeitura através das demais secretarias estão engajadas na campanha. As Secretarias de Cultura, Educação, Assistência Social, Esportes, Juventude e Lazer e a Superintendência de Trânsitos e Transportes Públicos (STTP) participam ativamente da programação e desenvolvem atividades específicas dentro dos seus serviços.

Rede de Cuidado – Campina Grande completa, em 2023, 18 anos do movimento da Reforma Psiquiátrica, que resultou na abertura dos serviços e no exemplo de experiência bem sucedida, premiada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Campina Grande tem uma rede com oito Centros de Atenção Psicossocial, quatro Residências Terapêuticas, 1 Centro de Convivência e os leitos de emergência psiquiátrica no Hospital Municipal Dr. Edgley. Em 2021, a Prefeitura de Campina Grande abriu o Ambulatório de Saúde Mental Psicóloga Ivânia Rodrigues, na Policlínica do Catolé. No mês passado também foi aberta a Clínica Escola do Autismo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também dispõe de atendimento com psiquiatra para casos graves.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo