DestaquesReleases

TRE-PB promove o curso Acessibilidade para Todos

 

A capacitação é denominada “Acessibilidade para Todos”, e está voltada a servidores, servidoras, estagiários e estagiárias

Nesta sexta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE) e da Seção de Capacitação, Treinamento e Estudos Eleitorais (SECATE), apoiando a Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão (CMA), que é presidida pelo juiz membro Roberto D’Horn Moreira Monteiro da França Sobrinho, realizará, das 8h às 12h, na sala de sessões, no 1º andar do edifício-sede do TRE-PB, o treinamento denominado “Acessibilidade para Todos”, está voltado a servidores, servidoras, estagiários e estagiárias, na modalidade presencial. Haverá uma segunda turma a ser capacitada em Campina Grande no dia 26 de maio de 2023, também das 8h às 12h, esta no Auditório do Fórum Eleitoral daquele município.

A capacitação ocorrerá por instrutoria interna e será ministrada por Karina Pereira Diniz, servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, com treinamento e aperfeiçoamento em reabilitação na Rede Sarah de Hospitais.

“O treinamento ocorre diante da necessidade de melhorar a convivência com a pessoa com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, por meio da quebra de barreiras atitudinais, e assim, proporcionará aos usuários de cadeira de rodas, mobilidade reduzida, cegos, pessoas com visão subnormal, bem como, surdos, autistas e pessoas com deficiência intelectual uma maior independência, qualidade de vida e consequente melhoria dos níveis de satisfação com a prestação jurisdicional em seu atendimento”, informou o chefe da SECATE, Herbert Shione Nunes Marinho.

Confira o conteúdo programático:

MOMENTO 01: ASPECTOS GERAIS DA DEFICIÊNCIA 1. História da Deficiência 2. Nomenclaturas 3. Pessoa com deficiência 4. Dados estatísticos 5. Conceitos em Acessibilidade 6. Barreiras arquitetônicas e atitudinais 7. Tecnologias Assistivas 8. Acessibilidade X Inclusão 9. Deficiência Intelectual e Autismo

MOMENTO 02: “CONVIVÊNCIA COM A PESSOA SURDA” 1. Inclusão Social e a Pessoa Surda 2. Como se comportar diante de uma pessoa surda 3. Linguagem Brasileira de Sinais 4. Principais palavras em Libras

MOMENTO 03: “CONVIVÊNCIA COM A PESSOA CEGA” 1. Interação com a Pessoa com Deficiência Visual 2. Vivência – experimentando a deficiência visual 3. Deslocamento no plano, deslocamento através de obstáculos, direção, aproximação, sentar, trabalho, cumprimentos 4. Abordagem com o cão-guia.

MOMENTO 04: “CONVIVÊNCIA COM A PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA” 1. Simulação de treino de transferências – carro, cadeira de rodas, cadeira comum, vaso sanitário, chão 2. Manuseio de cadeira de rodas – montar e desmontar 3. Locomoção em cadeira de rodas terrenos planos e acidentados, rampas e escadas. 4. Vivência – Experimentando a deficiência física.

ASCOM/TRE-PB



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo