Releases

Unipê e Conductor se unem para desenvolver projetos tecnológicos

O Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e a Conductor, empresa do ramo de tecnologia para soluções em meios de pagamento, possuem uma parceria que oportuniza a alunos dos cinco cursos de Tecnologia da Informação – TI do Unipê (UBTech TI) atuarem no Laboratório de Qualidade de Software da empresa, conhecido como Conductor Labs. Ele funciona dentro do projeto Fábrica de Software (FS) da UBTech TI. As soluções da Conductor são voltadas para empresas de todos os portes e áreas de atuação.

Realizada desde 2017, a parceria tem como principal objetivo capacitar os alunos para o mercado de trabalho com o desenvolvimento de projetos reais definidos pela Conductor. Um deles é o de Automação, Pesquisa e Inovação de Testes de Software, onde os estudantes acessam as estruturas Custom e Connect para atividades de desenvolvimento e automação de testes, além de atividades de pesquisa e inovação.

Até hoje, 13 estudantes passaram pelo Conductor Labs no Unipê. “Destes, nove foram contratados pela empresa. Esse dado mostra que o projeto contribui para a empregabilidade dos estudantes”, diz o coordenador da UBTech TI, Prof. Dr. Felipe Soares.

Entre eles está Adeeb Venâncio, de Ciência da Computação, que atuou um ano como estagiário. Hoje, salienta sua evolução profissional. “O que eu aprendi fez uma diferença muito grande no mercado de trabalho de testes software”, comenta.  “O LABs/Fábrica de Software foi o ponto inicial para hoje eu estar dentro dessa carreira e olhar de maneira diferente e investir nisso. E a tendência é crescer”, garante.

Antônio Soares, CEO da Conductor, salienta que a parceria “garante qualidade dos softwares, otimiza o tempo de execução dos testes, proporciona experiência organizacional aos alunos e contribui para a geração de mão de obra qualificada.” Entre os produtos da parceria estão os portais Portador Crédito e Portador Múltiplo, que oferecem serviços e informações ligados à cartões de crédito, como segunda vias de faturas.

Para Gabriella Barreto, estudante de Sistemas para Internet do Unipê e estagiária na Conductor, a área de testes sempre foi uma curiosidade, sendo hoje treinada no estágio. “É uma oportunidade incrível trabalhar em uma empresa desse porte”, comenta. “A cada dia estamos nos deparando com novos aprendizados e desafios”, conclui.

Atuando desde 2009, a FS consiste em um núcleo de inovação que utiliza TICs e metodologias da Engenharia de Software e Design para propor soluções de problemas reais e complexos. Segundo o Prof. Dr. Felipe Soares,  ela “já recebeu e preparou mais de 1.300 pessoas, firmou mais de 15 parcerias e entregou soluções em sistemas WEB e mobile, processos de automação de teste de software, ferramenta de produtividade na área de saúde e objetos de aprendizagem”, afirma.

Para o Prof. Me. Walace Bonfim, coordenador da FS, “a experiência que o projeto oferece aos alunos está resultando no crescimento e amadurecimento, pessoal e profissional, do aluno e na construção de um diferencial nas competências técnicas (hard skills) e socioemocionais (soft skills). Este diferencial é exatamente o que o mercado está requerendo atualmente.”

UNIPE IMPRENSA



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo