Política

Vereador solicita que os governos estadual e federal auxiliem a PMCG na questão dos venezuelanos em CG

O vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, apresentou o Requerimento 064/2020 solicitando ao Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria Estadual da Diversidade Humana, responsável pela seguridade dos direitos humanos em nosso estado, para que intervenha conjuntamente com o Governo Federal, no sentido da adoção de medidas para solucionar o problema da imigração dos venezuelanos que estão enchendo as ruas de Campina Grande.

O parlamentar explicou que recentemente Campina Grande tem visto a proliferação de venezuelanos que tem fugido da fome e da pobreza que assolam o seu país de origem. “Ao tempo em que nos solidarizamos com esta triste realidade, cabe informar que inclusive, a SEMAS tem inserido agentes de abordagem social para além do horário comum de trabalho. A fim de assegurar que os venezuelanos e usuários da assistência, principalmente as crianças, não fiquem sem acolhimento, sem um lugar para dormir, sem alimentação.  Porém, a Prefeitura sozinha não consegue por fim a esse problema, que é de imigração”.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve todo um procedimento de avaliação clínica e atualização vacinal de todos. Algo que ocorreu sob os olhares institucionais, algo que difere destes atuais, que estão migrando de cidade em cidade, como grupos de ciganos.

João Dantas explicou ainda que a função institucional da Secretaria Estadual da Diversidade Humana, segundo a própria Lei Estadual que a instituiu, é articular políticas transversais de gênero, raça/etnia e diversidade sexual na esfera municipal, estadual e federal que efetivem os direitos humanos das mulheres, população negra, indígena, cigana, quilombola e comunidades de matriz africana, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT); além de Promover e executar programas de cooperação com organismos públicos, privados, nacionais e internacionais voltados a implementação da política.

“Portanto, apelamos para que o Governo do Estado se una aos esforços da Prefeitura Municipal de Campina Grande com o intuito de solucionar este problema que vem crescendo muito rápido. Existem relatos de venezuelanos chegando diariamente em nossa cidade”. Concluiu Dantas.

Assessoria de Imprensa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo