DestaquesParaíba

Vereador teme a volta do racionamento de água em Campina Grande e região

O vereador Márcio Melo Rodrigues está temendo que Campina Grande, até o final do ano de 2019, volte a ser ameaçada pela falta de água e a possibilidade do racionamento do produto. O parlamentar está preocupado com a suspensão desde o último mês de fevereiro do abastecimento do Açude de Boqueirão pelas águas do Projeto da Transposição do São Francisco, com inúmeras paralisações nas operações do sistema, que custou milhões de dinheiro e hoje por motivos diversos persiste paralisada e sem perspectiva de retorno.

– É lamentável que a Paraíba ainda enfrente esse fantasma da falta de água no Açude de Boqueirão. Foi investido muito dinheiro no Projeto da Transposição, mas por motivos alheios ao entendimento o sistema simplesmente está parado, sem perspectivas de que volte a abastecer Campina Grande e mais 18 municípios. Inclusive, várias localidades da região do Compartimento da Borborema estão sofrendo com a falta de água. Até o momento apenas promessas não cumpridas tem sido feitas pelas autoridades, sem que algo de concreto tenha sido adotado por quem de direito.

Apenas 22,97 por cento

Conforme as informações o Açude de Boqueirão que abastece Campina Grande e várias cidades do Compartimento da Borborema se encontra com cerca de  22,97 por cento, com volume atual que é de 102.563.233 metros cúbicos da capacidade máxima de 466.525.964 metros cúbicos, conforme a AESA, e não há perspectivas de chuvas na região que venham a contribuir para contemplar o reservatório.

Não se tem notícias da volta do abastecimento do Açude de Epitácio Pessoa, na Paraíba, pelas águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Desde o último mês de fevereiro de 2019, a água não está sendo bombeada de Pernambuco para a Paraíba, preocupando o conjunto da sociedade, provocando temores e preocupações. Segundo apurou a Imprensa a suspensão ocorreu no dia 22 de fevereiro por conta de um problema na barragem de Cacimba Nova, no município de Custódia (PE), vizinho a Monteiro. Agricultores e moradores da cidade denunciaram o caso, que passou a ser apontado como causador de inúmeras rachaduras em placas dos canais. E agora por um problema num dos reservatórios, conforme o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Gravidade do problema

Segundo ele, é preciso que todos se conscientizem da gravidade do problema e que sejam adotadas medidas preventivas, se no futuro próximo a situação se agravar, e não se ter alternativas de abastecimento. Segundo ele, tudo o que for feito no sentido de se poupar água até que o próximo inverno venha a abastecer não apenas o Açude de Boqueirão e os demais se faz necessário, pois a pior situação é não se ter água de forma alguma, garante o parlamentar.

Acredita que se a CAGEPA, integrante do Governo do Estado, fizer a sua parte de também consertar vazamentos é uma enorme contribuição, bem como a adoção do racionamento, que contribuirá para o abastecimento da população, até que o próximo inverno reabasteça dos reservatórios que hoje estão em situação crítica. Propõe também campanhas de conscientização através dos meios de comunicação.

Gerenciamento do manancial

Considera oportuno o gerenciamento do manancial de Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão) vindo a garantir o sistema de segurança hídrica para Campina Grande e demais Municípios que recebem suas águas.

A população da Paraíba pode conferir no site do Governo do Estado (AESA) a situação crítica dos reservatórios no seguinte endereço: http://www.aesa.pb.gov.br/aesa-website/monitoramento/volume-mensal/?tipo=anterior

imprensa1117@gmail.com

Foto: Google



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo