DestaquesPolítica

Vereadora explica o que a Justiça mudou sobre uso de anestesia em consultórios de dentista

 

Com a decisão da Justiça mudando as regras para o uso de anestesia em consultórios dos dentistas, muitos profissionais procuraram a vereadora Fabiana Gomes (PSD), que é odontóloga, para entender mais do assunto.

A decisão da Justiça Federal se refere à sedação com remédio controlado, em que o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta, geralmente em cirurgias e implantes odontológicos.

A vereadora explica que a utilização de anestesia continua sendo realizada normalmente. As mudanças serão na sedação com óxido nitroso. Ainda destacou a diferença entre anestesia, analgesia e sedação.

A sedação consciente é feita por meio da inalação dos gases — óxido nitroso e oxigênio. Uma máscara é colocada no paciente para que ele respire a mistura gasosa dando início ao processo de sedação. A sensação de relaxamento é imediata, mas permite que a pessoa continue acordada e mantenha os reflexos e as respostas aos estímulos físicos e verbais.  Não existe contra indicação absoluta para o uso do óxido nitroso, sendo um excelente meio de sedação, inclusive para pacientes especiais.

Em procedimentos em que a anestesia é menos complexa, como uma obturação, nada vai mudar. A decisão da Justiça Federal se refere à sedação com remédio controlado, em que o paciente pode ficar inconsciente durante a consulta, geralmente em cirurgias e implantes odontológicos.

Analgesia – as drogas usadas têm o objetivo apenas de aliviar ou minimizar a dor. Ou seja, elas provocam a ausência ou o amortecimento da dor sem perda de consciência. Anestesia – são usadas drogas anestésicas no paciente para que o cérebro dele não reaja à dor durante um procedimento cirúrgico.

Fabiana destaca ainda que os pacientes podem ficar despreocupados, pois a anestesia continuará sendo utilizada nos procedimentos odontológicos. A sedação a partir de agora seguirá as regras do Conselho Federal de Medicina e que um profissional será responsável pela sedação e monitoramento do paciente.

TRIBUNA

Rostand Paraíba (PP) falou a respeito do episódio na Praça Clementino Procópio e destacou a ação da Guarda Civil Municipal. Lamentou ainda a morosidade para a revitalização daquele espaço público.

CULTURA

Anderson Almeida (PSB) ressaltou e parabenizou a cultura de Campina Grande, e a resistência dos carnavalescos da cidade. Informou que mais de 8 encontros de Bois de Carnaval já foram realizados nos bairros da cidade. O evento traz um acréscimo na sua renda. Registrou que o encontro do Boi Dengoso no bairro do Catolé, contou com um público de mais de três mil pessoas, e mais de 30 representantes agremiações carnavalescas no encontro. Parabenizou aos organizadores dos encontros, e disse que até o final do mês acontecerão três eventos.

CHUVAS

Aldo Cabral (PSD) na Tribuna agradeceu a Deus por mais um ano de vida e citou o nome de todos os vereadores que o felicitaram. Agradeceu ainda aos amigos e familiares.

O vereador solicitou ainda melhorias para os bairros periféricos por conta das chuvas, e a manutenção da limpeza dos canais. Agradeceu ainda o trabalho do secretário Geraldo Nobre.

Márcio Melo (PSD) falou da preocupação com a infraestrutura da cidade, e fez a cobrança de ações urgentes para conter os alagamentos. “Moro no Jardim Paulistano e muitas ruas foram alagadas com as últimas chuvas e não vi a Defesa Civil na rua e nenhuma secretaria em ação. A gente cobra que a Prefeitura melhore os acessos”.

Pimentel Filho (PSD) pediu a exibição de um vídeo que mostra a situação no sítio Santana após as chuvas de ontem. Solicitou ainda a gestão melhorias nos distritos.

TRIBUNA LIVRE

A senhora Jaciene de Carvalho Farias, solicitou uma Tribuna Livre para apresentar aos vereadores a situação em que vivem os moradores da Alça Sudoeste, com a construção ora em andamento de um condomínio fechado.

Ela agradeceu o espaço aberto, e através de fotos apresentou o caos no Portal Sudoeste, em decorrência da obra de um condomínio fechado, que quebrou o calçamento de algumas ruas, e o mau uso do espaço público. A obra foi concluída, e o prazo para entrega das ruas prontas terminou no dia 15 de fevereiro. Ela convidou os vereadores para visitar o local.

Os vereadores Jô Oliveira (PCdoB), Anderson Almeida (PSB), Olímpio Oliveira (UNIÃO) e Alexandre Pereira (UNIÃO) agradeceram a participação de Jaciene Carvalho e destacaram ações, debates e lutas da CASA em prol da população e que cada um cumpre o seu papel.

Nesta quinta-feira (14) a 16ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa foi presidida por Alexandre Pereira (UNIÃO), Marinaldo Cardoso (Republicanos e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB) e Rostand Paraíba (PP).

 

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo