DestaquesPolítica

Vereadora Fabiana Gomes destaca a XII Semana do Bebê de Campina Grande

 

Entre os dias 28 de agosto e 1 de setembro é celebrada a Semana do Bebê, a vice-presidente da Câmara de Vereadores, Fabiana Gomes (PSD), representou o Poder Legislativo na abertura da XII Semana do Bebê, realizada no Teatro Municipal Severino Cabral. Durante o evento, Fabiana expressou sua felicidade e gratidão por representar a CMCG na abertura da XII Semana do Bebê.

A iniciativa da Semana do Bebê é reconhecida como uma das estratégias mais bem-sucedidas de mobilização social em prol da primeira infância no Brasil. Seu propósito é assegurar a atenção adequada para crianças de até 6 anos, colocando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil como prioridade nos municípios do país.

Ao longo da semana, diversas ações estão sendo desenvolvidas, envolvendo uma colaboração Inter setorial entre as secretarias do município, com o objetivo de apoiar e incentivar as mulheres sobre a importância da amamentação. A madrinha do evento é a primeira-dama Juliana Cunha Lima, que demonstra um olhar afetuoso e atento para essa temática.

Na Câmara de Vereadores, está em curso durante todo o mês a campanha de doação de potes de vidro com tampa em plástico, chamada “Potes do Amor”, como uma forma de contribuir para esse momento tão significativo e especial para a humanidade: a chegada de bebês.

“A participação nesse movimento é tida como uma honra, unindo esforços em prol da amamentação. É um chamado para que todos se unam em prol dessa causa tão importante e valiosa”, Fabiana Gomes.

A 83ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal realizada na manhã desta quarta-feira (30), em formato híbrido foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB).

TRIBUNA

Waldeny Santana (UNIÃO) iniciou a sua fala tratando novamente a respeito da necessidade de apresentação da Certidão de regularidade sindical do SINTAB e disse que espera que a sessão especial não impeça a votação do requerimento, assim como espera que o plenário não seja esvaziado. O vereador destacou que essa é uma matéria importante e de interesse público, pois a cidade precisa saber se o SINTAB é um Sindicato ou uma Associação. Além disso, destacou que em caso de irregularidades, as ações representando os servidores podem ser anuladas. ‘Campina Grande precisa saber, tem ou não tem o documento de certidão sindical?’, questionou.

Pimentel Filho (PSD) disse que recebeu a informação que o vereador Waldeny não conseguiu votar a sua matéria no dia de ontem por ausência da bancada de oposição, no entanto, ele disse que o problema é com a bancada do próprio vereador. Além disso, Pimentel disse que não se pode impedir que as pessoas destinem seus salários para qualquer instituição. Sobre as solicitações do vereador, ele disse parecer ‘um cavalo de batalha procurando guerra para guerrear’.

Waldeny Santana (UNIÃO), que foi citado, registrou que o quórum não é contado por bancada A ou bancada B, mas pelos 23 vereadores eleitos e que a votação foi impedida por falta de quórum. Ele também mencionou que a sua pauta não é sobre impedimento, pois a livre associação cabe a qualquer pessoa. ‘O requerimento restringe-se a uma solicitação específica que é a Certidão de regularidade sindical’, frisou Por fim, pediu que colocasse o requerimento em votação.

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS

Foram aprovados 16 requerimentos. Em destaque, o vereador Waldeny Santana (UNIÃO) informou que o seu requerimento nº 4035 que solicita a Certidão de regularidade sindical e agradeceu ao vereador líder da bancada de oposição, a compreensão que ele teve em pedir que a matéria fosse votada.

Pimentel Filho (PSD), no entanto, se absteve da votação, pois entende que é um pedido desnecessário.

Anderson Almeida (MDB) disse que considera que a CASA tem pautas mais importantes e que o Sindicato é de livre associação, ou seja, as pessoas se filiam por livre e espontânea vontade, autorizando que um percentual seja destinado a essa categoria que luta pelo servidor público. ‘O judiciário foi provocado por uma confederação e o juiz dá a sentença, explicando que o Sintab é quem representa o servidor público do agreste da Borborema’’ – disse. Em seguida, se ausentou da votação.

Saulo Noronha (SD) acrescentou que entende o pedido como algo simples, pois solicita apenas uma certidão e que se ele fosse um servidor que contribuísse com o sindicato, gostaria de ter essas informações sobre a regularidade. Saulo ainda disse que o pedido não é sobre a idoneidade das pessoas que dirigem a instituição, mas é sobre a certidão. Ele também se colocou favorável ao requerimento e disse que ‘quem não deve, não teme. Isso não é coisa de outro mundo, é coisa simples’, afirmou.

Rostand PB (PP), também se colocou favorável, justificando a importância da fiscalização.

JUSTIFICATIVA DE VOTOS

Renan Maracajá agradeceu pela aprovação do requerimento de sua autoria, que recebeu voto de aplausos para o time do Serra Branca, que foi campeão paraibano e através do presidente Alexandre, vem fazendo um grande time na Paraíba e vai disputar a série A do paraibano, contribuindo com a cidade e gerando renda e emprego.

Ele também agradeceu pela aprovação do requerimento de voto de aplausos para a jovem Iara Vilarim, nadadora e atleta do SESI, conveniada pela CBDA, que vem se preparando e batendo recordes, trazendo medalhas para a Paraíba.

De acordo com o vereador, ela participou do Campeonato Nordeste, onde realizou 6 provas e conquistou 6 medalhas de ouro, além da quebra do recorde nos 100m livres, sendo campeã na sua categoria. Saulo Noronha parabenizou a atleta e agradeceu pelas conquistas para a Paraíba, esperando que a mesma leve as conquistas para o mundo.

ESCOLA MONTE CARMELO

Marinaldo Cardoso (Republicanos) registrou a presença dos alunos da escola Monte Carmelo, registrando que é uma das melhores escolas estaduais modernas e adaptadas e que esse é resultado do trabalho da CASA junto do então governador Cássio Cunha Lima. Fabiana Gomes (PSD) também saudou os alunos da Escola Sólon de Lucena, que se fizeram presentes na galeria.

TRIBUNA

Rostand PB (PP) registrou que os trabalhos que chegam à comunidade, saem do parlamento, através das solicitações e proposituras dos vereadores.  Mencionou a iluminação em LED nos bairros Glória I e II, que segundo ele, é fruto de seus requerimentos. Em seguida, parabenizou o amigo, ex-secretário Dinho Papa-léguas, que é autor de um projeto ‘Campos limpos’ e que têm chegado à comunidade.

Alexandre Pereira (União) citou que a Coluna ‘Aparte’ divulgou a sua posição contrária ao restabelecimento do chamado ‘imposto sindical’, o qual ele esclareceu que não é imposto, mas uma taxa negocial da convenção coletiva, que de fato ele se coloca contrário ao retorno.

Alexandre também informou que está ocorrendo paralisação de algumas prefeituras, após a redução do FPM dos estados e municípios e que alguns que estão realizando a paralisação foram políticos que votaram no atual presidente. Ele relembrou que na presidência anterior, com Jair Bolsonaro, não houve essa retirada de recursos e agora eles ‘choram lágrimas de sangue’ – disse.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Ivonete Ludgério (PL) solicitou um minuto de silêncio em memória póstuma ao Cosmo, Francisco (Sítio Queimadas) e Luciane Soares da Rocha; o presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), pediu por dona Inácia Virgulino de Morais; o vereador Luciano Breno (PP) acrescentou o nome da senhora Filomena Maria Batista.

O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) antes de encerrar os trabalhos, informou que na quinta-feira (31), não haverá sessão ordinária por conta da realização do Congresso de Vereadores promovido pela UBV-PB, sendo o primeiro encontro de presidentes das Câmaras Municipais, que acontecerá, no Teatro Municipal Severino Cabral.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo