DestaquesPolítica

Vereadores aprovam atas e debatem problemas da educação e segurança pública

A 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada na manhã desta terça-feira (15), em formato remoto, foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Saulo Noronha (SD).

Durante os trabalhos, os vereadores aprovaram projetos do Executivo, debateram problemas da educação e da segurança pública.

Após a leitura do expediente do dia e das justificativas de falta de parlamentares, o cartunista e funcionário da Câmara, Fred Ozanan, apresentou o projeto do Centenário de Félix de Sousa Araújo, Patrono da CASA.

De acordo com Fred Ozanan, para que a homenagem não se resumisse apenas a um logotipo, e não pode significar apenas um ponto gráfico, precisava ter um sentido muito maior, que realmente refletisse o que é a CMCG, o que é o que foi e o que representa Félix Araújo.

O desafio foi colocar o campo institucional, um conceito gráfico que representasse esse momento. Ele que não resumisse apenas o dia do nascimento de Félix, mas que mostrasse quem foi o vereador.

Foi utilizada no projeto, a imagem pública de Félix, com sua imagem mais conhecida. O logotipo oficial, representa a história de Félix, que foi um personagem que estava à frente do seu tempo.

Fred explicou que a tipologia que foi utilizada é uma tipologia que marcou a época em que ele viveu, mais ou menos, 1922. Também apresentou a comenda e o selo postal utilizando o logotipo oficial. E informou que será criada uma Comissão para dialogar sobre o projeto em sua totalidade.

PEQUENO EXPEDIENTE

Jô Oliveira (PCdoB) iniciou a sua fala fazendo uma saudação a AJURC, por seus 18 anos. Se hoje ela tem um porte, é resultado desse pensamento e sonho coletivo, que se comprometem com a mudança das suas realidades.

Também saudou Elizabeth Teixeira, que completou no último dia 13, 93 anos, a sua luta pela Reforma Agrária. Indicou o filme “Cabra Marcado para Morrer”.

Por último, falou sobre um assunto que foi pauta recentemente, com relação a merenda na cidade de Campina Grande. A vereadora disse que a população está preocupada com o retorno às aulas, uma vez que as crianças não têm alimentação o suficiente,

Ela disse que vai apresentar as denúncias aos Conselhos, e visitar a Secretaria e que irá também realizar a visitação nas escolas. Deixou registrado, que enquanto vereadores e vereadoras, irão visitar as escolas. Já tem uma relação das escolas que estão acontecendo essa problemática. “Se as escolas estão abertas, elas têm o mínimo de capacidade de funcionamento’’, registrou.

Rostand Paraíba (PP) falou a respeito da falta de segurança e da situação da educação. Sobre educação, o vereador disse que não concorda que os professores façam greve. Que é importante dialogar e questionar a respeito dos seus direitos, mas que não concorda com a greve. Disse que inicialmente os professores pediam a imunização para o retorno às aulas, agora parte dos professores estão em greve, por não aceitar proposta de reajuste do Executivo.

Ainda citou a questão da Segurança Pública, que houve um evento no Spazzio, e que os marginais fizeram a festa. ‘Nossa segurança na Paraíba, está um caos’, concluiu.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Valéria Aragão (PTB) pediu um minuto de silêncio em memória póstuma ao funcionário da PMCG, Flávio Ribeiro.

O presidente Marinaldo se acostou com a vereadora Valéria e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do jornalista Chico Maria, e lembrou que nos anos 80 quando foi jornaleiro, diariamente entregava o jornal na casa de Chico Maria.

Olímpio Oliveira (PSL) lembrou que Campina Grande é uma cidade de vanguarda. Chico Maria, na TV Borborema, no programa Confidencial, foi precursor dos programas de entrevistas. O vereador lembrou a morte de Inajá Borges da Costa, um mecânico de auto, conhecido no Distrito dos Mecânicos.

Anderson se acostou aos pedidos de minuto de silêncio e lembrou o falecimento da senhora Maria de Jesus da Silva Souza, de 92, avó do nosso assessor Danilo Henrique.

Rubens Nascimento (DEM) iniciou a sua fala saudando os defensores da política animal presentes na CASA. Falou a respeito do adiamento do retorno às atividades na Universidade Estadual da Paraíba, enquanto durante todo este processo de pandemia, jornalistas e radialistas não pararam de trabalhar. E que a UEPB tem todas condições necessárias para cumprir o protocolo sanitário para o início das aulas.

Falou da sua alegria em relação ao posicionamento do Poder Executivo, com o envio do Projeto nº 24 de Proteção Animal, que destina 2 milhões e 340 mil reais para a causa.

Márcio Melo (PSD) apresentou dois temas em sua fala, o primeiro a respeito de uma denúncia que recebeu, da falta de medicamentos na FAP para quem faz hemodiálise há dois meses. Ele pediu à Comissão de Saúde da Câmara para verificar in loco esta situação.

O vereador disse que vai questionar os técnicos da Secretaria de Planejamento a respeito do fechamento do trânsito no Açude Velho e que é preciso esclarecer as dúvidas. O que está sendo feito? E o que vai ser feito?

Alexandre Pereira (PSD) ao usar a Tribuna lembrou que no dia 22 de março completa dois anos que as Universidades fecharam as suas portas, e que pela primeira vez na história do País, estamos vendo estudantes militantes da esquerda pedindo a volta às aulas.

“A gente vê professores viajando, nas praias, nas festas, nada contra, mas que trabalhem, se faz necessário preparar devidamente os novos profissionais. Falta de segurança sanitária não se justifica. O que seria de nós se os profissionais da saúde parassem? O meu voto de aplausos aos alunos de esquerda que querem aulas”, concluiu.

GRANDE EXPEDIENTE

Sargento Neto (PSD) parabenizou Olímpio. Ele informou que 80 estudantes da FACENE entraram com uma ação da Justiça para conseguir a suspensão das aulas, para continuar em férias.

O vereador disse que gosta de ser portador de boas notícias, e falou a respeito do projeto que vai beneficiar os animais. “Não sou protetor de animais, mas cuido muito bem dos meus”.

Disse ainda que vai solicitar audiência para debater a Segurança Pública, o aumento da criminalidade em Campina Grande e contar com a participação dos comerciantes para falar dos problemas enfrentados por conta da falta de segurança.

Os vereadores Rostand Paraíba (PP), Marcio Melo (PSD) e Pimentel Filho (PSD) se acostaram a fala do Sargento Neto no que diz respeito a insegurança na cidade, e que os comandos participem da audiência para apresentar um planejamento que minimize o problema.

Waldeny Santana (DEM) fez mais um balanço das suas atividades. No que diz respeito à denúncia de falta de merenda nas escolas, passou a informação do secretário que nas escolas com estoque baixo está sendo feita a reposição.

E disse que continua na luta pela instalação do wi fi grátis em todas as feiras da cidade, o que vai mudar o dia a dia das pessoas e o desenvolvimento econômico. Márcio Melo parabenizou o vereador Waldeny por sua fala.

Olímpio Oliveira (PSL) cumprimentou os protetores de animais e agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima por ter sancionado três leis de sua autoria e a Procuradoria do Município. Disse que está se avançando na causa animal e que vale a pena lutar   quando temos pessoas alinhadas neste processo.

Disse que espera que o prefeito coloque em prática aquilo que está trazendo para proposição na CASA. Pediu ao presidente a preferência pela votação do veto e da apreciação do PL 024 de autoria do Executivo.

Agradecemos pela sua leitura e nos colocamos à disposição para continuar fazendo deste Poder a CASA de todos os campinenses. A sua interação nos ajuda a construir uma “política de boa convivência” melhor a cada dia.

DIVICOM/CMCG

Foto: Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo