DestaquesPolítica

Vereadores lamentam as mortes de arquiteto e Promotor de Justiça

 

Os vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande na sessão ordinária desta terça-feira (5) lamentaram as mortes do arquiteto Geraldino Pereira Duda, responsável por projetar grande obras na ‘Rainha da Borborema’, como o Teatro Municipal Severino Cabral, e do Promotor de Justiça Antônio de Pádua Torres.

Geraldino completaria 89 anos, nesta quarta-feira, 6 de março.Ele é um dos mais importantes nomes da arquitetura na Paraíba. Influências da arquitetura moderna, apresentadas em suas obras, fez com que vários prédios e residências projetadas por ele fossem nacionalmente conhecidas.

Uma das mais emblemáticas construções assinadas por Geraldino Duda é o Teatro Municipal Severino Cabral. O prédio em formato semelhante ao de um apito ou de um bico de flauta chama atenção até os dias atuais, depois de mais de 60 anos de inauguração.

Ele deixou um legado significativo que moldou a paisagem urbana da cidade para as gerações futuras. Assinou projetos que influenciaram o planejamento urbano da cidade, como a Igreja Nossa Senhora da Guia, no bairro de São José; a reforma do cine Babilônia, na década de 60, que o conferiu as mais modernas salas de projeção da época; e a Praça Clementino Procópio, com seu design arrojado e integrado à natureza, refletindo a visão de vanguarda do arquiteto.

Olímpio Oliveira (UNIÃO) disse que Geraldino Duda se destacou como uma das grandes expressões da arquitetura brasileira e que do seu desenho nasceu o Teatro Municipal, obra que apesar dos anos de edificação permanece atual.

Jô Oliveira (PCdoB) se acostou às palavras no que diz respeito à Geraldino Duda, mencionando que em 2022, assistiu um documentário feito por Campina Grande, trazendo a história daquilo que ele fez na arquitetura da cidade. A vereadora lamentou a passagem dele e prestou condolências aos familiares, mas reconhecendo o impacto e a beleza que ele deixou na cidade.

Pimentel Filho (PSB) registrou a atuação de Geraldino Duda, como sendo um ícone da cidade, diante de todas as obras realizadas no município que foram acompanhadas por ele.

PROMOTOR

O vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO) registrou a atuação de Dr. Antônio de Pádua, que deixou uma lacuna na cidade, não apenas no campo do direito, mas como ser humano, formador de pensamento e uma figura carismática.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) também registrou o falecimento de Dr. Antônio de Pádua que representa muito para a cidade de Campina Grande. “A memória de Antônio de Pádua ficará na história da cidade e na história desta CASA”, afirmou.

Eva Gouveia (PSD) também se acostou às falas dos colegas vereadores.

MINUTO DE SILÊNCIO 

Marinaldo Cardoso (Republicanos), Olímpio Oliveira (UNIÃO) e Eva Gouveia (PSD) solicitaram um minuto de silêncio em memória póstuma ao Promotor de Justiça, Antônio de Pádua Torres.

Olímpio Oliveira, Marinaldo Cardoso, Eva Gouveia e Jô Oliveira incluíram o nome do arquiteto Geraldino Duda.

Saulo Noronha (SD) pediu um minuto de silêncio pela morte do mototaxista Roberto de Oliveira.

Rostand Paraíba (PP) pediu por Antônio Martins de Araújo – Seu Tota – morador conhecido em Monte Castelo, Tota marchante.

Janduy Ferreira (PSD) se acostou às falas dos colegas e em seguida, registrou o falecimento de Raissa Raiara Batista Pereira, vítima de feminicídio da cidade de Bonito de Santa Fé, pelo seu ex-companheiro. O vereador lamentou o acontecimento, em que os familiares e moradores da região estão consternados e prestando condolências.

Apresentação da GEAP Saúde – Plano de Saúde 

Carine Moura, Gerente Estadual da GEAP, deu início a apresentação institucional do Plano de Saúde, agradecendo a participação de todos e a parceria realizada com a Câmara Municipal de Campina Grande.

Em seguida, Michele Gil, Analista de Relacionamento da GEAP, deu continuidade na apresentação institucional do Plano de Saúde. Ela registrou que a GEAP é uma fundação de assistência aos servidores públicos, com 78 anos de atuação e unidades administrativas em todos os estados do Brasil.

Como diferencial, apresentou a abrangência nacional, a cobertura odontológica, a ampla cobertura (além do rol da ANS), a promoção da saúde e prevenção de doenças e o atendimento tele saúde. A analista também fez apresentação dos planos oferecidos (em nível municipal, estadual e nacional) e aqueles que podem ser beneficiados, incluindo os grupos familiares.

Por fim, ela apresentou os canais de comunicação para que os servidores possam entrar em contato e buscar esclarecimentos de possíveis dúvidas.

TRIBUNA

Olímpio Oliveira (UNIÃO) tratou sobre as mudanças tecnológicas, impactando no atendimento ao público. Como exemplo, falou da sua ida ao shopping e da obrigatoriedade de utilização do totem para realização de compras, no Mc Donald ‘s. O vereador perguntou caso quisesse fazer o pagamento com dinheiro. Nesse sentido, disse que a moeda nacional circulante não pode ser recusada em hipótese nenhuma, configurando uma contravenção.

Olímpio disse que essa é uma estratégia para forçar que o consumidor se automatize, mas que esse autoatendimento não pode acontecer em detrimento de outros atendimentos, com funcionários. Dessa forma, informou que irá no Procon-CG fazer esta denúncia. Além disso, o vereador mencionou a quantidade de empregos que estão sendo abdicados e a ausência de alfabetização tecnológica para que apenas essa forma de atendimento seja oferecida.

Rostand Paraíba (PP) falou a respeito da Praça Clementino Procópio, fez um pedido ao gestor, para que se faça a revitalização da praça, visto que há pessoas residindo no local e que a mesma não possui mais banheiros adequados. Sobre a Zona Leste, no Bairro Santo Antônio, também fez cobranças para a Rua Arruda Câmara e outras ruas, que apesar da ida do prefeito ao local informando sobre a realização do calçamento, até o momento não chegou.

Jô Oliveira (PCdoB) na Tribuna fez o relato da sua semana em Brasília, junto com outros vereadores. Ela destacou que acompanhou o processo de mudança da liderança da bancada, que anteriormente era ocupada pelo Deputado Damião Feliciano e agora passa a ser assumida pelo Deputado Murilo Galdino.

Durante sua estadia na capital federal, a vereadora informou que participou de diversas atividades e reuniões, incluindo: Visita à Comissão da Pessoa com Deficiência; Reunião com secretários estaduais de saúde e acompanhamento do lançamento da campanha de enfrentamento e combate à dengue; Encontros particulares no Banco do Brasil para tratar de pleitos de instituições; Visita à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para tratar de questões relacionadas à distribuição de alimentos; Audiência com Lígia Feliciano para discutir assuntos referentes ao Bolsa Família;

Reunião sobre o novo edital pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) para a construção de cisternas; Contato com o Ministério da Educação para abordar dois programas: alfabetização de jovens e adultos, e bolsas de permanência para alunos do ensino médio e informou que a partir de março, os jovens de Campina Grande poderão ser elegíveis para receber esse recurso. Por fim, relatou sua presença também no Ministério da Fazenda e disse que compartilhará mais detalhes sobre suas atividades ao longo da semana.

A 11ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa realizada nesta terça-feira (5) foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Fabiana Gomes (PSD) e secretariada por Janduy Ferreira (PSDB).

A vereadora Fabiana Gomes encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão desta quarta-feira (6), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG

Foto : Josenildo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo