DestaquesPolítica

Vereadores reelegem Marinaldo Cardoso presidente da Câmara de Campina Grande para biênio 2023-2024

 

Com a presença dos 23 vereadores, a 92ª sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quinta-feira (6), foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e secretariada por Saulo Noronha (SD).

Durante a sessão foi realizada a eleição do Presidente da CASA para o biênio 2023/2024. Com chapa única, encabeçada pelo vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos), eleito pelos 22 pares, com votação nominal.

O vereador Marinaldo Cardoso (Republicanos) foi reconduzido à presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande para o biênio 2023 – 2024, por unanimidade dos votos. A eleição ocorreu com tranquilidade nesta quinta-feira (6), e foi acompanhada pela população, imprensa e servidores da Casa na galeria e através das redes sociais e pela Rádio e TV Web.

Com a recondução do atual Presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos), a nova Mesa Diretora a partir de 1º de janeiro de 2023, está composta pelos vereadores (as): Marinaldo Cardoso (presidente), Fabiana Gomes (1ª vice-presidente), Alexandre do Sindicato (2º Vice-presidente), Dinho do Papaléguas (3º vice-presidente), e os Secretários da Mesa Carol Gomes, Rostand Paraíba e Hilmar Falcão.

Nestes quase dois anos, Marinaldo Cardoso apresentou ações importantes à frente do Legislativo dentre elas, a continuidade da chamada aos concursados aprovados, melhorias na informatização da Câmara, melhor qualidade de transmissão da Tv e Rádio web, transparência orçamentária e do processo legislativo, agilidade no processo de elaboração dos documentos, e matérias da Câmara – SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

O Sistema Interlegis, implantado na gestão passada, permite aos vereadores e população em geral o acompanhamento de todas as matérias, projetos, requerimentos e todo o trâmite da sessão de forma virtual.

Outra grande ação administrativa diz respeito à atualização das obrigações trabalhistas entre elas a folha de pagamento e o decimo terceiro, pagos dentro do ano base.

Para o seu segundo mandado, Marinaldo pretende ampliar os espaços físicos do Poder Legislativo e a aquisição da Internet via fibra óptica para a Câmara, pois com esta aquisição está será ampliada a infraestrutura para transmissão de informações digitais com mais rapidez, como também será transmitidas em melhor qualidade as Sessões da Câmara ao vivo.

Resultado de sua aprovação, perante seus pares, está em uma administração eficiente pautada na observância do respeito, zelo com o dinheiro público e transparência na execução das despesas.

Na Justificativa de Voto, o vereador Olímpio Oliveira, parabenizou o processo harmônico da votação, desejando vida longa e produtiva a todos.

DISCURSO DE MARINALDO

Marinaldo Cardoso (Republicanos) subiu à Tribuna para agradecer, primeiramente a Deus, e a Ele toda a honra e toda a glória.

Agradeceu a todos os vereadores, e disse que a CMCG está entre as maiores do Brasil, que pediu pela continuação da paz e da harmonia. Lembrou ainda dos embates calorosos, mas que eles ficaram na CASA. Saudou as mulheres, e disse que os homens estavam contemplados.

“Contei com Jô e Eva, neste primeiro biênio e a partir de janeiro de 2023 vamos contar com Fabiana e Carol. Nossa responsabilidade aumenta ainda mais, pela votação por unanimidade. Muito obrigado por tudo e que Deus continue nos abençoando”.

 

TRIBUNA

Rostand Paraíba (PP) mais uma vez falou da sua vida, de que vem do terceiro relacionamento, que tem uma filha de seis anos de idade e que é autista. Disse que é homem família, que acredita na Mão Divina. Ele apresentou um vídeo com o seu dia-a-dia, na sua querida zona leste da cidade.

Saulo Noronha (SD) na Tribuna agradeceu a Deus pela oportunidade e parabenizou Rostand por mais um ano de vida. “Hoje faço um agradecimento ao prefeito Bruno Cunha Lima que está concluindo o calçamento do Jardim Continental e nos Cuités”.

Janduy Ferreira (PSDB) informou que na terça-feira pela manhã, falava com seu companheiro de partido a respeito da eleição para a presidência da Câmara. “Digo que o presidente Marinaldo fez um bom trabalho nesta CASA, faltou o pedido do meu voto, mas declaro que será seu”.

Olímpio Oliveira (UNIÃO), na Tribuna, disse da sua satisfação em ver esta CASA cheia. Também registrou a visita de Orlandino Pereira e disse que a primeira oportunidade de ser vereador foi dada por Orlandino Pereira.

Ele ainda falou a respeito dos mototaxistas na cidade, que têm um alvará desde 1999, e que uma ameaça mais recente é a cobrança de ter que colocar na sua habilitação ‘atividade remunerada’, em atendimento a uma Lei Federal de 2001.

“Esta medida vai sacrificar ainda mais a categoria, com a cobrança de taxas, a categoria mais sacrificada durante a pandemia. Esta semana estive na STTP conversando com o superintendente. Peço a ajuda dos colegas. O Auxílio Emergencial que o Governo Federal está pagando aos taxistas e caminhoneiro é justo o pagamento, no entanto os mototaxistas não foram beneficiados”.

Ele acrescentou que através de um Requerimento vai solicitar um auxílio emergencial ao governo municipal, para os mototaxistas que foram preteridos pelo Governo Federal.

Alexandre Pereira (UNIÃO) parabenizou Rostand Paraíba pelo aniversário. Falou da entrega do Aluízio Campos, que foi planejado, estruturado, mas está totalmente abandonado, hoje parece o Major Veneziano. Que os espaços estão sendo invadidos, que já está precisando de uma revitalização.

Disse ainda que tem uma lei de sua autoria aprovada, que cria uma subprefeitura. É preciso uma fiscalização das invasões aos espaços públicos, e que falta a presença de uma ação efetiva no Aluízio Campos. Olímpio Oliveira falou da necessidade de uma descentralização da gestão pública. Alexandre finalizou lembrando que esta é uma pauta de interesse de todos nós.

Waldeny Santana (UNIÃO) mais uma vez falou a respeito da campanha fiscalização sim, fechamento não, que desencadeou durante a pandemia, que recomendava prudência e cumprimento das normas sanitárias. Disse ainda que no próximo dia 30, as pessoas não se esqueçam disto.

Ele diz que sempre faz uma prestação das suas ações. “Em 2021, a grande conquista foi à implantação do Programa Famílias Fortes, que hoje é desenvolvido numa parceria UFCG/Prefeitura, e que em Brasília, conseguimos recursos com a então ministra Damares. E que também, viabilizamos recursos com o Município, e hoje 600 famílias são beneficiadas”.

O vereador também foi responsável pelo projeto aprovado que vai proporcionar a instalação da tecnologia 5G em Campina Grande. Também é de sua autoria o PL que transformou o Aluízio Campos numa Zona Especial de Interesse Social. O vereador defende ainda a destituição da Comissão que está dificultando a Revisão do Plano Diretor da cidade. E mais uma vez pediu explicações ao Governo do Estado, a respeito da transferência da Casa da Cidadania para o shopping Partage.

Sargento Neto (PL) mais uma vez para agradecer as emendas destinadas para o início dos trabalhos de duplicação da BR-230. Informou que são dois canteiros de obras, um perto do Campo Santo e o outro na Praça do Meio do Mundo.

Falou da sua alegria em ver que as colunas do primeiro viaduto já foram erguidas. “A luta continua. É necessário mais 400 milhões, temos que agradecer a todos que destinaram emendas, a Efraim que mais destinou emendas, e que vamos bater no gabinete do senador, e a gente espera que a próxima bancada federal continue nos apoiando e vamos continuar reivindicando. Fica aqui o nosso compromisso que vamos continuar com a cobrança, e que é preciso acelerar a obra”, destacou.

O vereador Olímpio parabenizou os timoneiros da luta, o presidente Marinaldo e o Sargento Neto, e fez uma sugestão. Um o ao presidente, de colocar recursos no DNIT, para a continuação da obra, já que quando esteve em Brasília, ouviu de deputados que o Governo Federal era quem deveria destinar as verbas.

MINUTO DE SILÊNCIO

A vereadora Ivonete Ludgério (PL) pediu um minuto de silêncio em memória póstuma ao senhor Manoel Francisco Figueiredo. O vereador Rostand Paraíba (PP), solicitou que o minuto de silêncio fosse estendido ao seu tio Antônio Miranda, que faleceu.

A vereadora Eva Gouveia (PSD) encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a próxima sessão ordinária, a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.

Acompanhe tudo o que acontece no poder legislativo através do www.camaracg.pb.gov.br ou pelos novos canais no youtube e facebook (camaracg oficial).

DIVICOM/CMCG

Foto: Josinaldo Costa



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo