DestaquesPolítica

Vereadores relembram a Campina do passado e pedem resgate histórico do município

 

Fabiana Gomes (PSD) presidiu a 105ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, na manhã desta quinta-feira (26) e secretariada por Alexandre Pereira (UNIÃO).

A vereadora Fabiana fez o registro da sua visita ao bairro do Araxá e que os moradores da Rua Claudino de Castro (Rua do Meio), informaram que faltam apenas quatro lâmpadas e ela vai encaminhar a solicitação a Renan Loureiro, responsável pelo setor de iluminação pública da cidade.

TRIBUNA

Olímpio Oliveira (UNIÃO) na Tribuna, fez um resgate de grandes nomes de Campina Grande e a falta deles. Destacou Newton Rique, Lynaldo Cavalcante, Argemiro de Figueiredo, Edvaldo do Ó. Campina Grande tinha o seu próprio banco. E que a cidade deve muito a homens de visão que foram responsáveis pelo embrião da cidade universitária, como Lynaldo Cavalcante, Stênio Lopes, Edvaldo do Ó.

O vereador destacou a necessidade do resgate histórico da cidade e a criação do seu Memorial, para que a atual geração e as próximas saibam que o maior prefeito de Campina Grande nasceu na Dinamarca.

Deixou uma pergunta ao prefeito e ao governador. Há quanto tempo Campina não recebe uma grande indústria?

Rostand Paraíba (PP) falou de dois projetos de sua autoria, o que vai criar o Dia Municipal do Rosário da Virgem Maria dia 7 de outubro.  A Semana Municipal do Terço dos Homens, no período de 1 a 7 de dezembro. Ele pediu o apoio dos colegas quando da votação dos referidos projetos.

Alexandre Pereira (UNIÃO) parabenizou o trabalho de Olímpio como historiador, para o resgate histórico de Campina Grande, já que atualmente se vive no imediatismo da internet.

Disse ainda que participou do lançamento do livro que conta a história do Congregacionalíssimo, das perseguições sofridas e da importância dos membros da Igreja conhecerem a sua história.

Olímpio Oliveira pediu um aparte e disse que tudo começou com ele contando a história da cidade a sua filha. Fez ainda o registro do aniversário de 70 anos do Teatro Severino Cabral no próximo mês. E contou um fato interessante do então prefeito Severino Cabral, a respeito do nome que seria dado ao teatro, o secretário de Educação fez a sugestão de nomes do teatro, e o prefeito disse que seria o nome dele, e justificou: Plínio Lemos e Getúlio Vargas foram jogadores? E como são denominados estádios de futebol?

Alexandre Pereira relembrou o antigo Sandu, que funcionava ao lado do II BPM, e Olímpio contou a história de que seu pai foi esfaqueado e levado ao Sandu e o Dr. José Moysés o salvou. E depois de alguns anos o prédio abrigou a Delegacia de Polícia e ele trabalhou na sala que seu pai foi medicado.

Alexandre vai requerer um Voto de Aplausos ao vereador Olímpio Oliveira pelo trabalho de resgate da história de Campina Grande. Também falou a respeito do Beco 31, o antigo prédio do Fórum Affonso Campos, na Floriano Peixoto, que necessita de uma revitalização.

Anderson Almeida (MDB) em resposta ao prédio do antigo Fórum, disse que em um encontro com o vice-governador, Lucas Ribeiro, visitaram as dependências e que na próxima semana terá informação das negociação do Estado com o Tribunal.

Pimentel Filho (PSD) parabenizou o seu assessor Lucas Sampaio que casou ontem no civil. Falando em história e monumentos de Campina, ele apresentou a foto do Monumento do Centenário de Campina Grande, conhecido como os Pioneiros, às margens do Açude Velho. Ele convidou os vereadores para fazer uma visita ao local e solicitar uma revitalização ao prefeito. – Quem veio de fora construiu Campina Grande, os ilustres forasteiros, como diz o hino da cidade.

Ele contou a história, de que Campina tinha um banco próprio, e que um banqueiro comunista que foi cassado, quando era prefeito. Tem uma história contada pelo seu pai, o vice-prefeito de Newton Rique era Williams Arruda, e que cinco vereadores foram dar posse na Câmara, na hora da solenidade, o comandante do Exército interrompeu a sessão dando ordem de prisão aos vereadores que foram levados a Recife. Depois de três dias foram soltos, voltando a Campina, deram posse a Williams. Pimentel deixou um desafio, de se descobrir o nome de quatro vereadores, já que o quinto era seu pai, Antônio Alves Pimentel.

Olímpio Oliveira – disse que em conversa com Agnelo Amorim, se fala que um deles seria Pinta Cega. “A cidade precisa do seu memorial, antes da Prefeitura já existia a Câmara de Campina Grande, que governou a cidade, e a gente precisa resgatar esta história”, frisou.

Olímpio Oliveira, disse que na CASA, os jornalistas Fred Ozanan e Edson de Souza também podem contribuir para este memorial, físico ou virtual.

vereadora Fabiana Gomes (PSD) encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária da próxima terça-feira (31), a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo