ABRABE promove consumo inteligente durante o mês de Carnaval

Na nova campanha do Sem Excesso, a Associação representativa do setor de bebidas espalha sua cultura de moderação pelas redes sociais, Youtube, rádios e no céu do Rio de Janeiro.

São Paulo, 27 de fevereiro de 2014 – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE aproveita a festa mais popular do País para promover a plataforma Sem Excesso, a primeira do país voltada para o consumo responsável. Representante de importantes marcas do setor de bebidas, a Associação reafirma seu compromisso por meio de uma série de iniciativas com a mensagem de que o Carnaval Sem Excesso = Sucesso.

Foram preparadas diversas ações de comunicação que começam com a mudança na página do Facebook – hoje com mais de 523 mil seguidores – um visual novo, capa customizada e posts temáticos. No portal, as matérias também serão temáticas, com dicas e informações uteis para com foco em segurança e cuidados para quem for pegar estrada durante o carnaval e também para o consumo moderado de bebidas.

No Youtube, será possível assistir a uma animação especial para a data. No vídeo, que trás uma dinâmica interativa, é possível definir como será o Carnaval de Mário e seu grupo de amigos – com ou sem excesso – e observar se eles terão sucesso ou não, dependendo de suas escolhas.

No Rio de Janeiro, a ABRABE promoverá o Sem Excesso nas praias cariocas. Um avião carregará uma faixa com a mensagem “Carnaval Sem Excesso = Sucesso!”, o mesmo conceito usado no vídeo interativo.

Além disso, mais de duas mil rádios transmitirão, em território nacional, boletins informativos com dicas de segurança e de consumo responsável para quem for curtir a festa mais popular do País. A rádio de maior audiência jovem em São Paulo veiculará spots lembrando a importância de se divertir, mas com responsabilidade.

O Portal: Lançado em novembro de 2011, o Sem Excesso é a consolidação de um esforço coletivo de 50 grandes empresas do setor de bebidas representadas pela ABRABE. Voltado para o público jovem, traz conteúdos relevantes e atuais sobre comportamento, saúde, curiosidades e legislação, sempre com embasamento de especialistas e pesquisadores de cada área. O espaço é um lugar onde jovens, pais, educadores e profissionais de saúde podem interagir e tirar dúvidas.

“Toda a plataforma é desenvolvida a partir da premissa de que iniciativas de educação e prevenção são mais eficazes e indispensáveis para construção de uma cultura de moderação. Pensando nisso desenvolvemos um espaço inédito que supre uma lacuna no Brasil, em que há um grande número de informações circulando na rede, muitas dúvidas sem resposta, apontando para a importância de iniciativas como essa”, destaca o presidente executivo da Associação, José Augusto Rodrigues da Silva.

As ações educativas promovidas pelo Sem Excesso tomaram força e importância e, em fevereiro de 2012, uma página do portal foi criada no Facebook (www.facebook.com/semexcesso). O Sem Excesso ainda conta com outros canais de comunicação que colaboram na formação de jovens mais conscientes a cerca do consumo moderado de bebida alcoólica, como o canal no Youtube, onde são reunidos vídeos educativos.

As campanhas: Tudo começou quando em 1996, com o slogan que se tornou famoso: “Se beber, não dirija”. Em 2010, houve necessidade de outra campanha, mas que fosse destinada a alcançar o público jovem. Criou-se então o concurso cultural “Comemore com Sucesso, sem Excesso”, recompensado com o 30º prêmio POP de Opinião Pública.

Desde então, o Sem Excesso promove constantemente ações que visam levar ao público em geral conhecimento, interação e reflexão acerca do consumo inteligente de bebida alcoólica, integrando de maneira efetiva os universos on e offline.

Em vésperas de feriados e datas comemorativas, como Corpus Christi, Natal e Ano Novo, por exemplo, são distribuídos boletins informativos em mais de duas mil rádios do Brasil, convidando os ouvintes a acessar o portal, e alertar para os perigos de consumir bebida alcoólica e dirigir. Também oferece dicas sobre cuidados na hora de pegar a estrada, manutenção de veículos e preparo de roteiros para o viajante não ser pego de surpresa, sempre com responsabilidade e moderação.

Pelo segundo ano consecutivo, o SemExcesso.com.br foi convidado, pelo Governo do Estado de São Paulo, sob a coordenação do Detran.SP, a participar das iniciativas da Semana Nacional de Trânsito. Um reconhecimento pelo trabalho de conscientização desenvolvido pelo Sem Excesso, que posiciona a indústria como parceira e reitera o que já foi definido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – que o setor é parte da solução, não do problema.

Para promover um trânsito mais seguro, foram assinados pelo Sem Excesso spots em rádio de audiência jovem em São Paulo; veiculações de vinhetas em prédios comerciais da capital paulista. Além disso, customizou-se os canais do Sem Excesso nas mídias sociais e o portal Sem Excesso publicou conteúdos temático sempre com especialistas como fonte.

E, durante a Virada da Mobilidade,o Sem Excesso apoiou uma ação do site Caronetas, em que mapas dos arredores da Vila Madalena, em São Paulo, foram posicionados em bares da região, incentivando os frequentadores a assinalarem seus pontos de origem e destino, bem como o meio de transporte usado. Tudo isso para motivar o compartilhamento de caronas entre os participantes.

Festividades típicas de São João em Caruaru e Campina Grande – spots exclusivos foram veiculados em rádio jovem do Recife e de João Pessoa, cujas saídas em direção às tradicionais festas do interior, receberam outdoors. Ilustrações e frases bem humoradas deram o tom das peças, como “Exagere só na diversão, na bebida não. Sem excesso o São João é tudo de bão” ou “Seja consciente. Comemore o São João sem acidentes”. Em 2013 foi realizada a terceira ação consecutiva desse trabalho na região.

Carnaval – Pelo segundo ano consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro, recebe mídia aérea, em que um avião com faixa sobrevoa as praias e divulga o Portal. E boletins para mais de 2 mil rádios em todo o país são distribuídos com atenção para o consumo consciente.

Construção de uma música colaborativa – A partir de um refrão, os participantes sugeriram frases que refletiam sobre o consumo consciente de bebidas alcoólicas em continuidade às sugestões de outros usuários. As pessoas cujas frases foram selecionadas terão seus nomes registrados na qualidade de coautores, junto à Biblioteca Nacional.
_____________________________________________________________________

A ABRABE – A Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE – é uma organização de âmbito nacional representativa do setor de bebidas, que reúne produtores, representantes, importadores e exportadores de cachaça, vinho, destilados, cervejas e energéticos, entre dezenas de outras categorias. São, atualmente, mais de 50 empresas associadas, que representam a grande maioria do mercado e detêm as principais marcas de bebidas nacionais e mundiais. Um dos compromissos da Associação é fazer com que as empresas associadas tenham um compromisso permanente com a postura responsável sobre o consumo de álcool.

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Vanêssa Rochha Rêgo – abrabe@br.mslworldwide.com – (11) 3951-7265 / 9-96133233
Renata Antoniassi – abrabe@br.mslworldwide.com – (11) 3951-7265
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@br.mslgroup.com – (11) 3169-9359

Load More Related Articles
Load More By edsolza
Load More In Curiosidades
Comments are closed.