Releases

Ambev amplia apoio e profissionaliza cooperativas de recicláveis

foto google
foto google

Até o fim do ano, a Ambev vai ampliar para 53 o número de cooperativas de materiais recicláveis que fazem parte do Ambev Recicla, projeto que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. Atualmente, 49 instituições fazem parte do projeto. Para profissionalizar ainda mais o trabalho das associações de catadores, a empresa desenvolveu o PEX-R – Programa de Excelência em Reciclagem do Ambev Recicla, específico para esses empreendimentos solidários. 

O PEX-R reúne um conjunto de melhores práticas para orientar, acompanhar e melhorar a gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas. “Um dos principais objetivos do Ambev Recicla é contribuir para o aumento da reciclagem no país por meio da inclusão social e da geração de renda para os catadores. Para isso, o trabalho precisa ser executado com técnicas eficientes de gestão, qualidade e segurança. E é isso que o nosso Programa de Excelência garante”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. 

Por meio do  PEX-R,  a Ambev e as assessorias técnicas contratadas acompanham  de perto a atuação das cooperativas e medem o seu desempenho. Após analisar um conjunto de indicadores, cada associação recebe uma nota. A evolução dessa pontuação indica o quanto a instituição tem melhorado seus processos de trabalho e resultados. A cooperativa Viva Bem, por exemplo, localizada na Zona Oeste do município de São Paulo,  obteve um crescimento de mais de 55% na sua nota ao final de 2014, após a implementação do plano de ação e realização de investimentos. 

Já a Asmare, de Belo Horizonte, apresentou um crescimento de 36%  ao final de 2014. A cooperativa alcançou uma renda média de R$ 1.601  por cooperado – quase o triplo da renda média nacional das cooperativas segundo o IPEA. O Programa de Excelência também contempla um conjunto de orientações baseadas em legislações, normas e pesquisas acadêmicas para garantir melhor execução do trabalho com vistas no aumento da receita das associações e da renda dos catadores. No Programa há, por exemplo, boas práticas de administração, segurança no trabalho, comercialização e produtividade. 

O PEX-R ainda auxilia as cooperativas a encontrar lacunas operacionais e criar planos de ação para resolvê-las. “As orientações do Programa de Excelência ajudam as associações na organização administrativa, no ordenamento do espaço de trabalho, no treinamento de pessoas e até no diálogo e na relação com agentes das comunidades onde atuam”, completa Simone. 

Em 2015, o Ambev Recicla atuará em parceria com cooperativas em 11 Estados brasileiros: São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Alagoas. Entre as ações promovidas estão: melhorias na gestão e na infraestrutura, doação de equipamentos, estímulo à atuação em rede com outras cooperativas e facilitação do acesso à indústria recicladora. 

O programa também atua por meio de ações de educação ambiental, instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos e no desenvolvimento de embalagens sustentáveis. Desde que foi criado, em 2011, o Ambev Recicla já realizou 320 iniciativas de educação ambiental, impactando cerca de 35 mil pessoas diretamente e outras 400 mil indiretamente.  Atualmente com 14 PEVs no Brasil e investimentos em diversas cooperativas, o projeto possibilitou que mais de 13.400 toneladas de resíduos fossem recicladas em 2014. 

Sobre o Ambev Recicla

Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.​

Sobre a Ambev 

“Ser a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas por um mundo melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 17 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). 

Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina. 

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – mais de 34 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. 

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Na Responsa!, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.  

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 38 bilhões – crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013.  

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem de resíduos pós-consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio do Ambev Recicla. (Ascom)



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo