Curiosidades

Autoridades municipais prestigiam lançamento oficial do Sítio São João 2017

Autoridades municipais prestigiaram na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, o café da manhã que marcou o lançamento oficial do Sítio São João 2017. A solenidade aconteceu na véspera da abertura do Maior São João do Mundo. O Sítio São João, que conta com cerca de 20 ambientes temáticos e reproduz cenários típicos do sertão nordestino, fica localizado na avenida Cônsul Joseph Noujaim Habib, às margens do Canal do Prado, no bairro do Catolé.

Destinado à imprensa, autoridades e representantes da sociedade, o café da manhã foi degustado ao som de muito forró pé-de-serra. Para o vice-prefeito Enivaldo Ribeiro, trata-se de um espaço de grande importância para a valorização e o resgate do que existe de mais importante na cultura regional. Conforme explicou, o sucesso do Sítio São João é um dos fatores fundamentais para a projeção nacional do Maior São  João do Mundo, sendo um espaço que demonstra a riqueza cultural do povo nordestino.

A solenidade de lançamento foi marcada por pronunciamentos da professora Cléa Cordeiro (diretora do Memorial do Maior São João do Mundo), deputado estadual Tovar Correia Lima (representando a Assembleia Legislativa), vereador Pimentel Filho (representante da Câmara Municipal de Campina Grande) e o coordenador do Sítio São João, vereador João Dantas. Também estavam presentes, entre outras autoridades, o secretário municipal Joia Germano (Cultura), Félix Neto (superintendente da STTP), deputado Guilherme Almeida e vereadores campinenses.

De acordo com o vereador João Dantas, o Sítio São João segue com a proposta de valorizar a cultura popular, levando para campinense e turistas a mais rica experiência de um ambiente típico do Nordeste. “O sítio é um espaço cenográfico que remonta a um vilarejo rural, com imóveis como a casa de farinha, o engenho de cana, a bodega, uma difusora, entre outros”, explicou.

João Dantas disse que no sítio, em parte do dia, acontecerão várias apresentações de trios de forró. Para ele, o espaço oferece para todos a oportunidade de conhecer a história do povo nordestino. “Visitar o Sítio São João é uma programação quase que obrigatória para turistas e até para os próprios campinense. Trata-se de um local onde se pode conhecer o que existe de mais autêntico na região Nordeste, especialmente os costumes e a musicalidade”, acrescentou o coordenador.

O Sítio São João tem uma área total de dois hectares e traz réplicas de típicos ambientes sertanejos no início do século passado. Nele estão instalados diversos ambientes, entre casas, bodegas, rádio difusora, tipografia de cordel, casa de artesanato, estúdio de foto lambe-lambe, estúdio de foto-mochila, duas igrejas, casa de sítio, depósito de cereais, casa de ferreiro, moedores de cana e ainda quatro engenhos de cachaça e casa de fabricação de farinha.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo