Curiosidades

Cadastramento de documentos roubados aumenta 16,6% nos primeiros dias da Copa  

Torcedores podem evitar dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas ao cadastrar alerta na Serasa sobre o roubo ou a perda de documentos. Ao fazerem o registro gratuito, ganham proteção em dobro com o acompanhamento do CPF por 30 dias 

Os torcedores que tiverem os documentos roubados ou extraviados durante as comemorações da Copado Mundo, além de fazerem um Boletim de Ocorrência (B.O.), devem cadastrar um alerta no Serviço de Documentos e Cheques Roubados da Serasa Experian. O registro ajuda a reduzir o risco e evitar a dor de cabeça de ter dados pessoais utilizados por golpistas. De acordo com a Serasa Experian, nos primeiros dias da Copa, entre 12 e 23 de junho, 391 pessoas cadastraram 822 documentos extraviados no site da Serasa, 16,6% a mais que em igual período do ano anterior.

Período entre 12/06 e 23/06
Ano Total documentos Documentos Distintos (por CPF)
2013 705 348
2014 822 391

 

Para a superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, nem todas as vítimas de documentos roubados ou extraviados registram a ocorrência, pois desconhecem que podem fazer o alerta gratuitamente no site da Serasa. Ao fazer o cadastro, o consumidor ganha automaticamente, por 30 dias, proteção em dobro com o serviço antifraude da Serasa, que acompanha 24 horas por dia as movimentações do CPF. Caso o número do documento do cidadão seja consultado por alguma empresa durante o período, o serviço MeProteja enviará instantaneamente uma mensagem de celular – SMS – informando o ocorrido. Dessa forma, o consumidor consegue identificar se foi ele mesmo que estava buscando crédito naquele momento ou se está sendo vítima de uma fraude. “Neste caso, a agilidade no recebimento da informação ganha destaque porque o cidadão consegue ter mais informações ligando na mesma hora para a nossa central exclusiva que está preparada para ajudar nestes casos”, diz Zanforlin.

O MeProteja também envia um relatório por e-mail com informações de entrada ou saída da inadimplência, mostrando o nome da empresa credora, o tipo da dívida e a data de inclusão ou exclusão da anotação nos bancos de dados. Além disso, o serviço protege o CPF do cidadão ao enviar alertas informando casos de abertura de empresa, a relação dos números de telefone fixo que estão cadastrados no nome do consumidor e parcelas atrasadas que podem gerar negativação. Se o consumidor identificar no relatório qualquer movimentação estranha no seu CPF, deve entrar em contato com a central de atendimento da Serasa que trata exclusivamente desses casos, pelo telefone (011) 3003 6300, que funciona todos os dias da semana, das 8h às 20h.

Para fazer o cadastro gratuito do extravio de folhas de cheques e documentos (como Registro Geral, o RG; carteira de trabalho; CPF; carteira de habilitação, título de eleitor), basta acessar a qualquer hora do dia o link, www.serasaconsumidor.com.br/servicos/documentos-e-cheques-roubados,ou ligar para a Central de Atendimento ao Consumidor da Serasa, no telefone (11) 3373 7272, que funciona nos sete dias da semana, das 8h às 20h. Se alguém já teve no passado algum documento extraviado e ainda não registrou as informações, também pode realizar o cadastro.

 

A partir da inclusão dos dados, as informações ficam disponíveis de imediato para todos os clientes da Serasa Experian no país. No caso dos documentos, o alerta fica no sistema de consultas, provisoriamente, por um período de dez dias úteis. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro desse prazo o Boletim de Ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias úteis, tempo para que o correntista avise o banco, faça o Boletim de Ocorrência e suste os cheques. Após a sustação, o alerta do cheque permanecerá por tempo indeterminado na base de dados da Serasa Experian.

A ação de fraudadores pode causar muitos transtornos. Segundo Zanforlin, o consumidor deve adotar algumas medidas de segurança para não ficar exposto a possíveis golpes. Confira abaixo 8 dicas de prevenção:

1ª Não saia de casa com todos os documentos originais;

2ª Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;

3ª Procure guardar documentos, cartões e cheques no bolso da frente da calça ou em algum lugar escondido dentro da bolsa;

4ª Não perca de vista seus documentos e nunca deixe o documento com um desconhecido quando você não estiver por perto;

5ª Nunca forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas ou por telefone;

6ª Não informe os números dos seus documentos quando participar de promoções e sorteios;

7ª – Mantenha atualizado o antivírus do seu computador diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;

8ª – Não faça cadastros em sites que não sejam de confiança; fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança.

Você também lê esta notícia em: noticias.serasaexperian.com.br 

Equipe de Relações com a Imprensa

Ana Greghi 5511 2847-9504 ana.greghi@br.experian.com Indicadores Econômicos, Cadastro Positivo, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital e TI.
Tariana Machado 5511 2847-8428 tariana.machado@br.experian.com Indicadores Econômicos, Plataformas de Decisão baseadas em Análises, Fraude, Serviços de Marketing, Serviços de Crédito, Certificação Digital e TI.
Viviane Evangelista 5511 2847-8456 viviane.evangelista@br.experian.com Indicadores Econômicos, Serviços ao Consumidor, Educação Financeira, Serviços de Crédito, Certificação Digital, Desenvolvimento Humano e TI.
       
Victoria Bustamante Iturrieta 5511 2847-8426 victoria.iturrieta@br.experian.com Gerente Executiva de Relações com a Imprensa

SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para ajudar o consumidor a gerir sua vida financeira, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido, para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento. 

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

Para mais informações, visite www.serasaconsumidor.com.br

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo