Cotidiano

Campina Bem Cuidada: Exposição de robótica atrai público jovem para estande da Secti

 

Popularizar a ciência e a tecnologia e promover a inclusão digital é também cuidar do cidadão. Por isso, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) esteve nesta segunda-feira, 06, no bairro do Mutirão, integrando a programação da nona edição do Campina Bem Cuidada, com a oferta de um pacote de serviços. A população do bairro prestigiou o estande da Secti, especialmente os jovens que foram atraídos pelas ações do Campina Social Play (Games e Oficinas). Mas até a próxima sexta, dia 10, também estarão sendo oferecidas a manutenção gratuita de computadores, coleta de lixo eletrônico pelo programa ReciclaTech, inscrições para as turmas de letramento digital melhor Idade 60+ e dos cursos técnicos na área da tecnologia.

Chamou a atenção dos visitantes a exposição e demonstração dos robôs feitos com materiais reciclados. As crianças e adolescentes ficaram encantados sobre como é possível, por meio do conhecimento em robótica associado aos valores da sustentabilidade, construir materiais lúdicos e educativos; uma experiência que está sendo levada pela Secti para as escolas do município desde o ano passado e que começou no bairro do Mutirão, ainda no primeiro ano do governo Bruno.

“É uma alegria estar aqui de volta ao bairro do Mutirão, onde o projeto foi iniciado e acompanhar esse interesse das crianças e dos adolescentes pelas ações do Campina Social Play, que já impactou mais de 2 mil crianças e adolescentes com oficinas de robótica e nasceu com esse propósito, de apresentar a tecnologia como uma possibilidade real para um público que, via de regra, experimenta uma exclusão tecnológica. Nós temos feito essa pequena revolução há mais de um ano levando o Programa para as escolas do município e hoje aqui retornando ao Mutirão para toda a comunidade”, comemorou a secretária Laryssa Almeida.

A Secti também está no Campina Bem Cuidada oferecendo inscrições de cursos, inclusive de Letramento Digital para pessoas com mais de 60 anos. No primeiro dia mais de uma dezena de pessoas fizeram a inscrição. Nesta edição no bairro do Mutirão, além das inscrições para as novas turmas de letramento digital melhor idade 60+, a população também poderá se inscrever para os cursos técnicos de Programação em Python, Redes de Computadores, Manutenção de Computadores, Desenvolvimento Web e o curso Jogos 2D. Para realizar as inscrições dos cursos ofertados é preciso levar um comprovante de residência, CPF ou RG.

As ações do Campina Bem Cuidada estão acontecendo na rua Rafaela Sousa, uma das principais vias do Mutirão. Os moradores do bairro também poderão descartar lixo eletrônico no estande da Secti.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo