Educação

CG sedia ação de combate ao trabalho infantil para 53 cidades da Paraíba

Gestores públicos e adolescentes de 53 cidades da Paraíba estiveram reunidos nesta quarta-feira, 27 de agosto, em Campina Grande para discutir alternativas de ações de erradicação do trabalho infantil no semi-árido nordestino. O município sediou o 3º ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado para a região agreste. A capacitação aconteceu no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) durante todo o dia.

Em Campina Grande, as ações de combate ao trabalho infantil são desenvolvidas articulando cinco secretarias da prefeitura municipal: educação, saúde, assistência social, cultura e esportes. “Não temos indicadores negativos no município no que se refere ao trabalho infantil, mas temos a consciência de que precisamos avançar ainda mais no desafio de erradicá-lo”, avaliou a articuladora do Selo Unicef em Campina Grande, professora Iolanda Barbosa, secretária de educação do município.

A Secretaria de Educação também estabeleceu uma parceria com o Ministério Público do Trabalho para desenvolver ações e campanhas de conscientização na rede municipal de ensino para evitar que alunos em idade escolar deixem a sala de aula para trabalhar precocemente. Outra ação é o fortalecimento do ensino integral, integrando projetos relacionados ao esporte e à cultura.

Durante o 3º ciclo de capacitação do Selo Unicef, também foi desenvolvida uma oficina específica para os jovens representantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) das cidades participantes. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil, conforme explicou a consultora do Unicef para erradicação do trabalho infantil, Irismar Silva.

“Desenvolvemos com os adolescentes o trabalho de formação de competências para a vida com o tema ‘ser adolescente no semiárido. A ideia é preparar os adolescentes para que eles possam ter uma participação cidadã e política nesse processo da emissão do Selo Unicef para que eles possam se integrar com os articuladores dos municípios e assim atuem para que os objetivos referentes aos indicadores possam ser cumpridos”, afirmou Irismar.

O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo