DestaquesEducação

Combate às Drogas: Seduc firma parceria com Polícia Militar para implantação do Proerd

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), firmou na manhã desta segunda-feira, 27 de março, parceria com a Polícia Militar da Paraíba. A cerimônia de assinatura do termo de parceria foi realizada no Teatro Rosil Cavalcanti para dar prosseguimento ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que acontecerá em 10 escolas municipais situadas em áreas de atendimento do 2º e 10º Batalhão da Polícia Militar. O programa terá impacto na vida de aproximadamente três mil estudantes.

O secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, explicou a importância da parceria para as crianças e adolescentes. “Essa ação faz parte de uma confiança que a gente tem no trabalho da Polícia Militar com o Proerd, que é um trabalho feito por policiais militares voluntários que surgiu na década de 1980, nos Estados Unidos e, posteriormente, chegou ao Brasil. Serão palestras e trabalhos de conscientização com estudantes e famílias. Uma formação que dura em torno de 4 meses para alunos de 5° anos, que é uma faixa etária suscetível a essa problemática. A gente sabe que o mundo das drogas tenta cooptar crianças e esse trabalho é essencial para preservar o futuro delas”, explicou.

O coordenador do Proerd, cabo Jessé Barbosa, explicou como será a atuação dos 13 policiais que atuarão no programa. “São policiais fardados que estarão em 10 escolas, dentro das áreas de atuação do 2º e 10º BPM, que vão tratar sobre assuntos de prevenção. Nossa intenção é prevenir, não reprimir. Atuamos desde o Infantil até o 5º ano, essa idade em que as crianças estão entrando na adolescência e sabemos o quanto é importante a vacina da prevenção para uma mentalidade longe das drogas pois, com esse trabalho, se evita muitos outros crimes. É um programa de impacto totalmente social e o quanto é importante essa ação integrando crianças, famílias e escola”, afirmou.

ESCOLAS CONTEMPLADAS

EMEF Amaro Costa Barros
EMEF Anésio Leão
EMEF Dep, Petrônio Figueiredo
EMEF Williams de Souza Arruda
EMEF Dr. Chateaubriand
EMEF Gracita Melo
EMEF Liliosa Barreto
EMEF Lúcia de Fátima Gayoso Meira
EMEF Manoel da Costa Cirne
EMEF Paulo Freire.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo