Educação

Dia Nacional do Livro Infantil: 12 dicas para presentear as crianças

 

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, responsável por escrever clássicos como “O Sítio do Picapau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”.

O objetivo dessa celebração é incentivar a leitura e a literatura infantil, valorizando a importância dos livros na formação crítica e cultural das crianças. Confira a seguir 12 dicas de livros da Literare Books International para presentear as crianças nesta data:

 

Eu só quero brincar, de Luana Menezes
Cadu não entende o motivo de o seu pai proibi-lo de brincar com Malu. Assustado, e na tentativa de compreender o porquê disso, o pequeno recorre à sua mãe, que irá propor uma reflexão. Com uma linguagem inclusiva e acolhedora, Luana Menezes provoca a reflexão sobre o papel social quanto à liberdade de expressão, principalmente na educação de garotos. Uma obra que contribui para que meninos exerçam a sensibilidade de forma plena, cuidando, assim, da saúde emocional deles.

Marisa na nova escola, tudo novo toda hora, de  Miriam V. Flor Park, Roberta Takei, Ronaldo Trindade e Thaís Ferreira S. Lima
Esta linda obra conta a história de uma garotinha chamada Marisa. Ela é uma menina muito alegre e esperta. Porém, recentemente, a sua vida se transformou por completo ao mudar para outro estado com sua família. Lá, tanto ela quanto seus coleguinhas da nova escola vivem alguns conflitos causados pelas diferenças culturais entre eles. É aí que sua professora, a Senhorita Jane, entra em ação e propõe a realização de um dia cultural na turminha de Marisa, promovendo, portanto, uma familiarização e trazendo reflexões sobre o fato de que a diversidade é algo natural e que até podemos estranhar primeiramente, mas devemos respeitar, tentar compreender e sempre aprender muito por meio dessas diferenças.

Autoestima de A a Z, de Iara Mastine e Cristiane Rayes
Indicado para todas as idades e para os adultos que querem se conectar com sua criança interior, fortalecer seu amor próprio, bem como ajudarem as crianças a desenvolverem esse sentimento, o livro mostra a história do duende Az, que construiu sua maneira de fortalecer a autoestima, percorrendo o alfabeto de A a Z.

Diário de uma garota que não gostava de legumes, de Gisele Domenici
Alguns dos desafios de educar na infância resolvidos em um só livro. Misturando a leitura lúdica com o incentivo à alimentação saudável, a neuropsicóloga Gisele Domenici ajuda papais e mamães a lidar com o tema. Quem já teve que lidar com a formação de uma criança sabe como a infância é importante e que esta também pode ser uma das fases mais complexas. É normal que elas se inspirem e vejam no cotidiano as diversas “profissões” exercidas pelos pais, professores, nutricionistas, cozinheiros e até psicólogos. Perante as crianças, que têm o seu mundinho à parte, é necessário entender bem a psicologia infantil para falar a língua delas. É nesse ponto em que a escritora traz um guia lúdico, divertido e cativante para auxiliar os papais e as mamães a entenderem os pequenos. Segundo a autora, é importante que todos aprendam a se alimentar de forma adequada e que a hora de preparo dos alimentos e das refeições seja um momento para reunir a família, nutrindo também o lado emocional. A obra tem uma linguagem leve e animada, tornando a leitura apropriada ao universo infantil e até os mais novinhos a entendem sem dificuldade.

Compreender e Acolher, de Deborah Kerches
Neste livro, a partir de muito trabalho clínico e pesquisa, a Dra. Deborah Kerches apresenta o espectro autista a todos de uma forma lúdica, empática e com embasamento científico. Seu conteúdo é voltado a crianças, adolescentes e adultos, para que todos possam se informar e conscientizar sobre o espectro autista, possibilitando o reconhecimento dos sinais precoces e a construção de uma sociedade inclusiva. Relacionar-se requer colocar-se no lugar do outro e, por meio desta obra, os leitores passam a compreender melhor as pessoas com TEA e o quanto podem aprender com elas. Independentemente da idade, este é um livro inédito, em que diferentes públicos podem se beneficiar das lições da autora, seja pelas páginas com conteúdo escrito, seja por meio da história em quadrinhos.

O solzinho de todas as cores, de Cristina Martinez
A obra trata da importância de sermos e respeitarmos como somos, pois, ninguém é igual a ninguém e cada um é bonito do seu jeito. Em um caminho de descobertas, o curioso solzinho irá mergulhar num mundo cheio de cores, emoções e sentimentos. A leitura é dinâmica, cativante e de fácil compreensão para as crianças. Venha você também descobrir e aprender com esta linda história com ilustração de Theo Augusto.

A festa do quadradinho, de Tatiane Mano
Educar crianças é uma tarefa desafiadora. Transmitir valores e preparar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, mais ainda. Neste livro, a autora mostra aos pequenos a importância de entender desde cedo a diversidade presente nos seres humanos, seja esta de origem étnica, crença ou de opinião. De maneira lúdica, a autora trabalha conceitos importantes e mostra às crianças como lidar com as diferenças, assim como é fundamental aceitar-se.

Trilogia elétrico – um garotinho com TDAH, de Eduardo Ferrari
Elétrico”, em 2019. “Distraído”, em 2020. “Falante”, em 2021. O capítulo final da trilogia com histórias de Bernardo, uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), retrata a evolução do personagem ao longo dos anos. Com ilustrações do renomado cartunista e artista plástico Paulo Stocker, a trilogia do pequeno Bernardo é baseada nas experiências reais do autor Eduardo Ferrari, que também é portador de TDAH tardiamente diagnosticado.
Onde encontrar: Literare Books

Aventura no Monte Cigarra, de Elaine Alves dos Santos
Letícia – a Lelê – faz aniversário de oito anos, mas não sabe o que pedir de presente. Seus pais não gostam de festa e o mundo passa por uma pandemia, deixando-a longe dos colegas de escola, com quem poderia festejar. Porém sua amiga Flávia tem uma surpresa para ela: um livro de aventuras que fala de uma Fonte dos Desejos. Elas, então, decidem encontrar essa fonte. Para isso, precisam passar pelo Monte Cigarra e suas cigarras! O livro ensina que elas devem levar óleo de cozinha, cordas, tênis e tapadores de ouvido para chegar à Fonte. Uma aventura de aprendizados, preservação e muito companheirismo marca a saga de Letícia, Flávia e o desejo – entre tantos – por uma festa de aniversário. Cigarras gigantes que se entendem com meninas humanas e trazem uma mensagem de preservação do planeta Terra são personagens centrais nesta história fantástica pelas matas do Rio de Janeiro.

Porque o coração chora, vovó?, de Maria Amália Forte Banzato
A obra estimula a identificação das emoções pelas crianças e a afetividade entre netos e avós. A partir da história de Vovó Catarina e da netinha Carolina, os pequenos leitores aprendem a lidar com os próprios sentimentos, imergindo em situações do cotidiano. Nesta linda história, Vovó Catarina revela à netinha Carolina grandes segredos do coração. Ensina a garotinha a ouvir as melodias da própria alma; aquilo que está no peito e não sabemos identificar. Mas, ao decifrarmos, prestarmos atenção, faz todo o sentido e até o coração cantar, nos momentos de felicidade. A autora desde questões familiares, desentendimentos entre os pais até as frustrações pelas quais as crianças passam durante as etapas de desenvolvimento. De forma leve e lúdica, graças às ilustrações, os pequenos leitores conseguem acompanhar o texto e assimilar conceitos básicos para se organizar, ter paciência e autocontrole emocional.

Ser diferente é legal, de Juliana James
O livro conta a história emocionante e cativante do personagem Enzo, um garoto diferente. Como todos, cheio de sonhos e apaixonado por esportes, mas que convive com a paralisia cerebral. Sempre apoiado pela família, ele descobriu formas de driblar suas dificuldades e de adaptar a vida para sua condição de cadeirante.

Princesas poderosas e suas mascotes Click e Drick, de Cláudia Danienne Marchi
Ao longo de uma divertida narrativa, os pequenos leitores terão a oportunidade de conhecer as princesas do mundo moderno: Vic, Nina, Lica, Tivi, Dim e Cici. Cada qual com suas mascotes, estas, análogas aos modelos mentais que todos temos. Click evidencia boas ideias, tal qual a expressão corriqueira “deu um click no pensamento” e, a outra mascote, a Drick, remete a pensamentos confusos que, às vezes, assolam nossas mentes. Com o decorrer da história, percebe-se que as princesas poderosas são muito diferentes das princesas dos contos de fadas tradicionais e, sim, meninas do mundo real. Enquanto uma é cientista, a outra é atleta, a outra artes. A diversidade e inclusão também são causas fortes evocadas no livro, detalhadamente pensadas na composição das personagens. A obra evidencia a pluralidade de perfis e comportamentos, de modo a fomentar uma reflexão de que quanto mais plural for o relacionamento humano, equipes, interações, melhores serão as oportunidades, pois a mensagem que importa é o SER e não o ter ou aparentar – a essência e os sentimentos é que são inspiradores e não devemos rotular ou sermos superficiais.

Assessoria de Imprensa

Foto: Google

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo