Curiosidades

Empresário estreia no franchising brasileiro com novas ideias e negócio inovador

aO franchising brasileiro faturou no ano passado R$ 127 bilhões, valor que representa um crescimento de 7,7% sobre o período anterior, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para este ano, com base em estudos trimestrais e dados macroeconômicos, a entidade estima uma alta entre 7,5% e 9% — mesmo diante do cenário de incertezas econômicas.
A cada ano, é crescente o número de empresas que começam a operar neste modelo de negócio. Uma curiosidade, no entanto, é que o sistema tem atraído a atenção de jovens empreendedores, que veem no franchising a possibilidade de ampliar a abrangência de suas marcas a um custo bem inferior se comparado ao investimento em unidades próprias.
A Freewet é uma delas. A rede já conta com mais de 100 franquias e iniciou sua expansão recentemente. Oferece um serviço inovador: a limpeza automotiva totalmente a seco.
 
Marcos Soares deu os primeiros passos rumo ao empreendedorismo aos 16 anos. Agora, com 39 anos, é sócio-fundador da Freewet, rede de lavagem de carros totalmente a seco – que não utiliza nenhuma gota de água nem mesmo na diluição do produto que faz a limpeza. Naquela ocasião, seu primeiro negócio foi uma loja de esportes. Em seguida, atuou por cinco anos em uma multinacional automotiva, onde teve a oportunidade de passar por alguns cargos de gerência, e, após um período fora do Brasil, começou a investir, aos 30 anos de idade, em projetos com potencial de ajudar pessoas. Nesta lista estiveram empresas de treinamento, consultorias, plano de saúde e até cartões de benefícios.
Foi em 2011 que nasceu a Freewet e, três anos depois, o negócio evolui para o modelo de franchising. “Eu tinha a bagagem adquirida em anos de Europa, onde fiz um trabalho muito legal com limpeza a seco, e meu sócio já tinha uma indústria química. Como nossos valores estavam alinhados, optamos por esta empreitada”, conta Soares, que é formado em Engenharia de Produção Mecânica e fez Marketing e Gestão na ESADE Business & Law School, em Barcelona.
Hoje, são mais de 100 franquias em operação. Para o executivo, a maior vantagem em ser um franqueador é a rápida expansão da empresa a baixo custo. “No sistema de franquias, são os franqueados que arcam com as despesas da montagem e instalação de seus negócios. Sendo assim, o retorno é rápido e elevado. Outra vantagem é poder consolidar a marca da empresa no território nacional”, ressalta o empresário.
De acordo com Soares, o crescimento da rede tem sido contínuo e o ano de 2014 foi muito positivo para a empresa. E a maior conscientização sobre a importância de economizar água está favorecendo o desempenho da Freewet. “Há três anos, apareciam no máximo três candidatos por mês e, atualmente, recebemos pelo menos 30 interessados por dia”, revela. “Para 2015, o nosso cenário será de crescimento exponencial, porque temos muitas parcerias que entrarão em operação.”
A Freewet tem como filosofia não cobrar taxa de franquia e de publicidade. Também concede 60 dias de carência para que a franquia comece a pagar os royalties. Seus produtos são todos biodegradáveis e registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, além disso, a empresa possui uma cultura de crescimento interno. O atual gerente de treinamentos, por exemplo, foi o primeiro franqueado da rede.
O negócio – A rede oferece três tipos de formatação, sendo que todas dão ao franqueado uma lucratividade que vai de 300% a 3.200%. Uma delas é a chamada franquia Nano. O investimento inicial, neste caso, é de R$ 3,9 mil, valor que pode ser financiado. Neste caso, é o próprio franqueado que executa a limpeza indo onde o cliente está. “O investimento inicial é totalmente revertido em produtos e o retorno é muito rápido. O lucro médio mensal é de R$ 4 mil, descontadas as despesas”, ilustra Marcos Soares.
Além da limpeza, o Nano pode oferecer outros serviços como cristalização de vidro, remoção de riscos, limpeza e hidratação de bancos de couro. “Com o desenvolvimento do negócio, ele pode até contratar um ajudante”, completa o franqueador.
A franquia Box – que tem este nome porque o franqueado precisa ter um espaço para a execução de serviços a partir de 15m² – requer um investimento inicial entre R$ 9,9 mil e R$ 19,9 mil. Além da limpeza, oferece cristalização de vidro, remoção de riscos, limpeza e hidratação de bancos de couro, impermeabilização de tecidos, higienização interna, polimento, cristalização e higienização de ar condicionado.
Neste caso, já precisa de funcionários para atender a demanda. “Esta franquia pode ser instalada em estacionamentos, centros automotivos, oficinas e até mesmo dentro de empresas”, afirma Soares. “Ainda assim, o custo operacional é baixo”, completa.
A formatação Corporativo, cujo investimento é de R$ 34,9 mil permite ao franqueado desenvolver uma área determinada pela franqueadora. É ele que fará a gestão dos franqueados Nano e Box que atendem a região que está sob sua responsabilidade, dando a eles treinamento e todo o suporte necessário para executar um bom trabalho. “Também é função do Corporativo atrair novos franqueados para seu território”, explica Soares. O franqueado desta modalidade precisa ter um escritório comercial, além de um Box.
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