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“Falta de ética e caráter é a principal causa da epidemia de fraude no Brasil e no mundo”, diz Frank Abagnale

O ex-fraudador, que há 38 anos é colaborador do FBI, afirma que a prática da fraude é cultural e a tendência para o delito é identificada desde a infância. No Brasil, ocorre uma tentativa de fraude a cada 15,8 segundos. Nos EUA, a detecção acontece a cada quatro segundos.

São Paulo, 04 de abril de 2014 – Uma pesquisa com 16 mil alunos do Ensino Médio nos Estados Unidos mostrou que 80% do grupo não apenas colava e fraudava dados escolares como também não via nada de errado nisso. A amostra foi revelada pelo norte-americano e ex-fraudador Frank Abagnale Jr., que há 38 anos trabalha como consultor do governo federal de seu país, ensinando a combater a fraude e dando apoio a agências federais. Abagnale também é colaborador do FBI. Ele – que inspirou o filme de Steven Spielberg, Prenda-me Se For Capaz – foi o convidado do SerasaConsumidor, na última terça-feira (1º de abril) para uma palestra sobre fraude de identidade.

Ainda segundo Abagnale, 48% de um grupo de seis mil alunos afirmaram concordar com a ação invasiva de hackers. “A falta de ética e caráter é a principal causa da epidemia de fraude no Brasil e no mundo. Se você faz algo errado na escola, também o fará no mundo dos negócios em sua fase adulta.”

Segundo o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor, em fevereiro deste ano, registrou-se uma tentativa de fraude (roubo de identidade) a cada 15,8 segundos no Brasil. Em 2011, quando o indicador foi implantado, ocorria uma tentativa a cada 17 segundos. “Nos Estados Unidos, a detecção acontece a cada quatro segundos”, disse Abagnale.

Ex-fraudador usa sistema de monitoramento de crédito

O acesso à tecnologia facilita muito a prática da fraude de identidade, na opinião de Abagnale. “Na minha época não havia essa facilidade. Hoje, tudo o que criminoso precisa para praticar o delito cabe em uma mochila.”

Para não ser ele próprio a vítima de golpes que conhece tão bem, o ex-fraudador afirmou utilizar um sistema de monitoramento, que avisa pelo celular toda vez que seus documentos estão sendo verificados para fins de crédito. “Não vamos nos iludir: nossos dados pessoais já estão circulando por aí, não há como retroceder nisso. Por isso, temos que nos prevenir.”

No Brasil, a Serasa Experian oferece ao consumidor um serviço semelhante: o  MeProteja, um sistema que avisa toda vez que seu CPF é utilizado para compras, empréstimos ou abertura de empresa. Os alertas chegam por e-mail e mensagem no celular (SMS) e também são gerados quando o titular do documento estiver prestes a ser negativado ou ao sair do cadastro de inadimplência. Da mesma forma, parcelas atrasadas que podem ocasionar negativação são comunicadas. O MeProteja ainda informa a relação dos números de telefones fixos cadastrados com aquele CPF.

Segundo a superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, o MeProteja ajuda o consumidor a agir proativamente. “Sem o serviço, a fraude só será descoberta depois de efetivada e o trabalho para reverter os danos será muito maior, além dos prejuízos financeiros e cadastrais que a ação criminosa pode gerar”, diz Zanforlin.

Principais tentativas de golpe

É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão:

  1. Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.
  2. Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.
  3. 3.        Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.
  4. Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.
  5. Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima.
  6. Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.

Precaução

A pesquisa revela a importância de o consumidor adotar cuidados simples em seu dia a dia, como:

  • Não fornecer dados pessoais para pessoas estranhas;
  • Não fornecer ou confirmar suas informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas;
  • Não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios; do mesmo modo, não deixar que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento.
  • Tomar cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos.
  • Não informar os números dos seus documentos quando preencher cupons para participar de sorteios ou promoções de lojas;
  • Não fazer cadastros em sites que não sejam de confiança; cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções. Fique atento às dicas de segurança da página, por exemplo, como a presença do cadeado de segurança;
  • Cuidado com dados pessoais nas redes sociais que podem ajudar os golpistas a se passar por você, usando informações pessoais, como por exemplo, signo, modelo de carro, time por que torce, nome do cachorro etc.;
  • Manter atualizado o antivírus do seu computador, diminuindo os riscos de ter seus dados pessoais roubados por arquivos espiões;
  • Evitar realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores portáteis conectados em redes públicas de Internet.

Quando for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos, a primeira medida é cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa Experian, no link www.serasaconsumidor.com.br. Esta informação estará disponível na mesma hora para o mercado. Depois, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência. Assim, a cada consulta, o concedente de crédito será alertado de que se trata de documentos roubados, evitando que transações sejam realizadas.

O consumidor pode, ainda, consultar gratuitamente o seu CPF em uma das agências da Serasa Experian em todo o país. Os endereços estão no site www.serasaconsumidor.com.br.

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SerasaConsumidor

SerasaConsumidor é um conceito que abrange as ações da empresa para facilitar e ampliar o acesso do consumidor a seus dados, de forma a auxiliá-lo na gestão de sua reputação creditícia para o seu bem-estar e desenvolvimento. Essas ações visam também a estreitar o relacionamento direto da Serasa Experian com o consumidor, que já acontece há décadas, com respeito e qualidade, por meio da rede de agências da Serasa Experian em todo o país. A melhoria dessa gestão compreende avanços na educação financeira com a qual o SerasaConsumidor está comprometido para que o cidadão possa desfrutar do crédito, consumindo ou empreendendo sem incorrer na inadimplência ou no superendividamento.

Apoiando-se no slogan Use a seu favor, o SerasaConsumidor coloca a tradição e a credibilidade da Serasa Experian para gerir o histórico de crédito do consumidor, para que ele possa tomar decisões de consumo mais adequadas e favoráveis às suas finanças.

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A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

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A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2013 foi de US$ 4,7 bilhões. A empresa emprega cerca de 17.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com



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