NotíciasReleases

Investindo para o futuro: a importância de construir uma reserva para a melhor idade

foto google
foto google

Fatores como o aumento do poder aquisitivo e da expectativa de vida no Brasil (que passou de 68,5 anos em 1995, para 74,9 anos em 2013, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), ainda não sensibilizaram a população quanto à importância de formar uma reserva financeira para a aposentadoria.

Os números ratificam este comportamento pouco comprometido com o futuro. Estudo divulgado pela Serasa Experian e pelo Ibope Inteligência, em setembro de 2014, revelou que 62% dos jovens entre 16 a 24 anos não faz qualquer tipo de contribuição para a aposentadoria. Entre as demais faixas etárias pesquisadas, 49% da população entre 25 a 34 anos e 46% dos brasileiros de 35 a 44 anos também afirmaram não fazer qualquer investimento com este objetivo.

Para o diretor da Easynvest, Amerson Magalhães, essa falta de preocupação com o assunto, certamente, tem uma raiz cultural. “Durante muitos anos, o Brasil esteve imerso em uma economia marcada pelas altas taxas de juros e pela hiperinflação, o que, certamente, arraigou uma visão de curto prazo. Como o investimento em educação financeira não acompanhou o processo de estabilização econômica, o cidadão, mesmo com mais disponibilidade de recursos, continua administrando às suas finanças como nos anos de severa instabilidade”, contemporiza.

SEMPRE É TEMPO DE COMEÇAR…

Porém, nunca é tarde para pensar em aposentadoria. A previdência pública não é a única alternativa. “Nosso governo não oferece garantias previdenciárias relevantes para o cidadão. Nesse cenário, investir ao longo da vida é imprescindível. Sem dúvida, quanto mais cedo o planejamento financeiro envolver esta iniciativa, mais fácil será economizar e maior será a fonte de renda lá na frente. Contudo, o fato de não ter começado cedo não exclui impede o planejamento da vida financeira, mesmo na melhor idade”, ressalta Magalhães.

O diretor da Easynvest explica que são várias as modalidades de investimento capazes de atender as expectativas daqueles que desejam guardar dinheiro para um futuro mais tranquilo. “Oinvestidor deve buscar aplicações com remuneração competitiva, mas que estejam adequados ao pefil de investimento de cada um, especialmente em relação ao prazo e risco”, alerta. “Em um cenário econômico como o que vivemos atualmente, marcado pela alta das taxas de juros e da inflação, investimentos atrelados à Selic ou IPCA podem representar boas oportunidades de ganhos”, orienta.

Dentre os investimentos mais populares do mercado está o Tesouro Direto. Segundo o executivo, ao comprar títulos do governo, o investidor pode escolher entre papéis com rentabilidade pré ou pós-fixada. Entre os principais diferenciais nesta modalidade de investimentos, estão o pequeno valor exigido para o investimento inicial (abaixo de R$ 100,00); o baixo risco de crédito; a liquidez e a facilidade na hora de investir. “Os diferentes títulos e vencimentos permitem que os investidores diversifiquem seus investimentos, além de adequarem as datas de resgates as suas necessidades. Em relação à cobrança de taxas, aqui na Easynvest, por exemplo, não cobramos a taxa de administração. O único custo do investidor é a taxa de custódia da BM&FBOVESPA, cobrada sobre o valor total dos títulos, que atualmente é de 0,30% a.a”, explica o diretor.

Magalhães cita, também, os títulos privados. “Muito se ouve falar em LCIs, LCAs, LCs e CDBs, mas nem todos sabem exatamente do que tratam. São títulos de renda fixa, emitidos por instituições financeiras. Eles são bastante interessantes porque tem rentabilidade superior à poupança e aos títulos públicos”, afirma. “Além disso, contam com a garantia dada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), de até de R$ 250 mil por investidor, contra a mesma instituição financeira. Issoreduz o risco de crédito da operação e, em contrapartida, dá ainda mais segurança ao investidor”, ressalta.

“Vale destacar ainda que investir não está necessariamente relacionado com as sobras no orçamento, mas, sim, com um projeto de vida. Além disso, o fato de já estar aposentado não quer dizer que a pessoa também não possa continuar investindo. Muito pelo contrário. Otimizar os gastos e direcionar uma parte dos recursos para investimentos pode ser muito positivo, pois essa é uma fase da vida cujas despesas fixas com saúde, por exemplo, passam a pesar cada vez mais no bolso”, finaliza.

Sobre a Easynvest

Easynvest é a melhor opção do mercado para quem deseja investir sem complicações. Com um portfólio de produtos e serviços sob medida para seu perfil de investidor, encontrará o suporte necessário para as suas decisões de investimento.

Inovadora, foi uma das primeiras corretoras no Brasil a oferecer serviços pela internet, por meio da plataforma Easynvest.

www.easynvest.com.br

Acesse a nossa lista de porta-vozes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em:  http://www.dezoitocom.com.br/ 

Cinthia Yumi
Assessora de Imprensa

cinthia.yumi@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4449 / Tel Direto: (11) 3674-4419

Cel: (11) 97360-3149



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo