Releases

Justiça Federal na Paraíba lança projeto “Conciliador Mirim”, nesta quinta-feira

20 alunos do 8º ano da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira participarão das atividades de inauguração do programa

Dentro da programação da Semana Nacional de Conciliação, a Justiça Federal na Paraíba (JFPB), através do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), lança o projeto “Conciliador Mirim”. O evento será nesta quinta-feira (10), às 14h, no edifício-sede da Instituição, em João Pessoa.

Na ocasião, 20 alunos do 8º ano da Escola Estadual Padre Hildon Bandeira participarão das atividades de inauguração do programa. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma cultura de paz no ambiente escolar, na família e no convívio social de um modo geral.

Para a juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Centro, “capacitar as crianças e adolescentes na cultura de pacificação é promover a cidadania e trabalhar na construção de um futuro mais digno e humano”. Nesse sentido, conforme o supervisor do Cejusc e autor do projeto, Marconi Araújo, durante o lançamento do “Conciliador Mirim”, serão desenvolvidas ações lúdicas com os estudantes convidados, para que eles possam compreender o que significa ser um “conciliador”.

Os alunos ainda terão a oportunidade de interagir em um ambiente de realidade virtual, no qual também serão disseminados valores e princípios afirmativos, como o da superação e o da união. “As iniciativas focadas na mediação escolar estão em sintonia com as ações de cidadania do Centro de Conciliação e que visam, fundamentalmente, a promoção da paz social”, apontou Marconi, ao acrescentar que “acreditar nessa possibilidade, sem dúvida alguma, é ter a consciência plena de que a educação transforma e certamente edifica”.

 

Agenda Nacional – O evento integra a programação especial da Semana Nacional de Conciliação, que tem sido realizada em tribunais de todo o país, entre os dias 07 e 11 de novembro. Na JFPB, além do projeto “Conciliador Mirim”, há o reforço no número de audiências, com a perspectiva de alcançar 231 sessões conciliatórias executadas em apenas cinco dias.

Na sexta-feira (11), dia de encerramento das atividades, haverá palestras, também no Cejusc/JFPB, que terão como tema: “Justiça restaurativa: desafios e perspectivas de implementação”, com a participação das professoras Larissa Teixeira e Juliana Toledo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo