Releases

Médicos paraibanos são preparados pela FIOCRUZ

Dez médicos, formados pelo Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (CCM/UFPB), integram o coletivo de 180 médicos brasileiros, alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em
Saúde da Família (ProfSaúde), ministrado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), que participaram na manhã desta sexta-feira (30), da cerimônia de formatura no Museu da Vida, na capital carioca.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Abrasco e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país com a finalidade de formar profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde da Família nos diversos municípios brasileiros.

A formação objetiva ainda fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na Atenção Básica brasileira, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre instituições acadêmicas e gestores da saúde pública.

Segundo os organizadores, espera-se com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família teve a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga horária total de 960 horas.

Para o diretor do CCM/UFPB e coordenador do polo Paraíba/Rio Grande do Norte dessa pós-graduação, Eduardo Sérgio Soares, o Mestrado Profissional em Saúde da Família, possibilita pesquisar e registrar a experiência do cuidado pessoa a pessoa, relacionada à Atenção Básica. “Um processo de aprendizagem ensino-serviço que vários atores estão se relacionando: universidade, gestão, equipe, paciente, família, comunidade e controle social”, lembrou.

Veja os novos mestres do Polo Paraíba/Rio Grande do Norte do Mestrado
Profissional em Saúde da Família:
– Alexandre José de Melo Neto;
– Ana Flávia Amorim;
– Edenilson Cavalcante;
– Jandira Cunegundes;
– Ligiane Medeiros;
– Maria Celeste Dantas;
– Melina Pereira;
– Paula Falcão;
– Philipe Meneses;
– Ranulfo Cardoso.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo