Curiosidades

Para empreender é preciso se comunicar

Não tenha medo de apresentar a sua ideia. Saber executá-la é que é o ponto crucial

Imagine a seguinte situação: alguém tem uma grande ideia, pesquisa sobre o assunto, amadurece o seu conceito e, finalmente, percebe que tem em mãos uma excelente oportunidade para empreender. A partir disso, o indivíduo nota que para executar o que planejou, necessitará de terceiros que possam dispor de recursos financeiros, tempo e experiência para investir em seu projeto. Mas, a ideia é tão boa que o futuro empreendedor tem medo de mencioná-la, afinal, quem poderá garantir que ela não será copiada?

Este é, normalmente, o pensamento de muitos empreendedores iniciantes que, na maior parte das vezes, tem o receio de procurar pessoas que possam ajudá-los a tirar o seu projeto do papel e colocá-lo em prática. Para Junior Borneli, vice-presidente de negócios e relacionamento do Angels Club, quando esse medo é muito forte, o futuro empreendedor prefere, muitas vezes, deixar a inspiração na cabeça, e isso acaba, metaforicamente, transformando-a em uma planta sem adubo. “Ficar preso ao conceito inicial e não dividir as impressões com outras pessoas é um erro para quem deseja abrir o seu próprio negócio ou startup. Muitos têm medo que as suas ideias possam ser roubadas, caso sejam compartilhadas com amigos, outros empreendedores ou investidores, porém, vale lembrar que o momento da troca é essencial para abrir as portas necessárias para que o novo projeto prospere”, ressalta.

Ainda de acordo com Borneli, é a partir desse contato que se torna possível captar investidores, sugestões, conselhos e recomendações complementares que o ajudem a transformar o projeto em realidade. “O que faz a diferença não é nem tanto a ideia em si, mas a forma como será executada. O que todos precisam compreender é que a inspiração é a parte mais fácil da questão. Sendo assim, não há porque ter medo, afinal, o risco de alguém copiar uma ideia existe, mas ninguém pode roubar a sua expertise para a execução”, diz.

CADASTRO SEGURO – Para proporcionar maior segurança aos empreendedores, o Angels Club, ao criar sua plataforma, instituiu um mecanismo de funcionamento privado e fechado, permitindo o ingresso de investidores somente mediante a indicação de outros associados. “Isso faz o grupo ser ainda mais exclusivo e assertivo. Todos os investidores associados estão realmente imbuídos na missão de buscar empreendimentos realmente inspiradores e alinhados aos seus valores. Além disso, os investidores do Angels Club realizam aportes regulares, com objetivo de fomentar os investimentos em novos projetos, ideias e startups já cadastrados na plataforma. Esta é também uma forma de oferecer maior segurança ao futuro empreendedor, que ainda tem o receio de compartilhá-las com outras pessoas”, esclarece.

Na plataforma, o empreendedor poderá cadastrar o seu projeto, que ficará disponível somente para os investidores. Terá ainda como vantagens a chance de participar de eventos com investidores ligados ao universo das startups, acesso a cursos e treinamentos e, ainda, receberá clipping e material de apoio, tudo gratuitamente. “Para se cadastrar, é necessário apenas o pagamento de uma taxa de inscrição por projeto. O custo-benefício é compensador, uma vez que o projeto ficará disponível por um ano na plataforma, com visibilidade para centenas de investidores, sem custos com deslocamentos, viagens, alimentação e hospedagem para captação de recursos. Isso representa um diferencial considerável, sobretudo, no início da empreitada”, explica Borneli.

A plataforma já possui mais de 100 investidores cadastrados e um capital de 50 milhões de reais, sendo que cada projeto selecionado pode receber investimentos de qualquer valor: de R$ 5 mil a milhões de reais. “A nossa a expectativa é atingir mil investidores até o fim de 2014, mas estamos mirando um mercado de pelo menos 600 mil investidores, o que ampliará o potencial de fechamento de novos negócios e trará uma nova fonte de captação de recursos para as mais de 6 milhões de empresas do Brasil”, ressalta Borneli.

Sobre o Angels Club

O Angels Club nasceu com o objetivo de democratizar o acesso dos empreendedores a investidores potenciais. Com a missão de apoiar pessoas que têm o poder de movimentar a sociedade, gerar empregos e fortalecer a economia, o Angels Club é um clube privado de investidores dispostos a fomentar novos projetos, ideias ou startups cadastrados em sua plataforma.

Fazer parte do Angels Club é ser parte da transformação.

www.angelsclub.com

Ana Carolina Saccardo
Assessora de Imprensa
ana.saccardo@dezoitocom.com.br I www.dezoitocom.com.br
Tel: (11) 3674-4400 Ramal: 4428



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo