Educação

Pearson dá dicas sobre quando e como aprender inglês

A multinacional britânica Pearson, maior empresa de educação do mundo e que no Brasil é responsável pelas escolas de inglês Wizard, Yázigi e Skill, preparou uma série de dicas para quem tem dúvidas sobre em qual idade começar a estudar uma língua estrangeira. Quem preparou o material foi a gerente de Produtos da Pearson, Marjorie Robles. Caso também tenha interesse em entrevistar um porta-voz da empresa para falar sobre o assunto, estamos à disposição. O material pode ser usado na íntegra.

– A idade ideal para aprender inglês

A aprendizagem de uma língua estrangeira ocorre de forma diferente para crianças, adolescentes e adultos. Crianças, de fato, aprendem mais facilmente por ainda estarem desenvolvendo suas habilidades cognitivas na língua materna. O segundo idioma embarca nesse processo de aprendizagem de forma bastante instintiva resultando na sua aquisição espontânea, possibilitando inclusive uma maior naturalidade fonética (sotaque) devido a expansão natural da matriz fonológica da criança. Já os adolescentes e adultos apesar de já terem sua matriz fonológica sedimentada, têm a vantagem de compreender conceitos abstratos, como as estruturas gramaticais da língua estrangeira, e dessa forma conseguem fazer comparações à sua língua materna para acelerar o processo de aprendizagem, porém não estão tão abertos a cometer erros como as crianças.

Podemos concluir que crianças têm a facilidade da aprendizagem a seu favor, porém é importante ressaltar que todos possuem a capacidade de aprendizado, desde que estejam realmente motivados a aprender.

– Os mitos que envolvem idade e aprendizagem

É um mito pensar que é impossível aprender inglês na fase adulta, ou que se leva muito tempo para aprender outro idioma. A motivação e dedicação dos adultos têm o poder de superar essas barreiras e o resultado final é quase sempre tão bom quanto o de uma criança, com exceção do sotaque. Para potencializar a aprendizagem e garantir resultados mais rápidos é importante que a escolha de um curso de inglês leve em consideração uma metodologia que utilize técnicas de aprendizagem que garantam a imersão no idioma oferecendo desafios linguísticos adequados ao nível de conhecimento de cada aluno.  O sucesso na aprendizagem do idioma pode ser conquistado por meio da realização de atividades que simulam situações reais de comunicação, pois a tangibilização do progresso de aprendizagem é fundamental para manter os alunos motivados até adquirirem a fluência no idioma.

– Estímulos para crianças

Para que as crianças possam se apropriar do idioma de maneira eficaz é necessário oferecer estímulos autênticos e naturais de uso da língua. O bom desenvolvimento da habilidade linguística se dá por meio da vivência de experiências concretas e significativas no idioma. A exposição dos alunos a atividades com músicas, vídeos, jogos, projetos, interpretação e competição permitem a prática espontânea do idioma. É importante destacar que o professor exerce um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças, pois a auto confiança e o reforço positivo durante o processo de aprendizagem beneficiam o aluno na conquista de sua autonomia. 

– Técnicas de aprendizagem para qualquer idade

Os estilos de aprendizagem diferem de aluno para aluno, por isso é importante diversificar os estímulos oferecidos a fim de atingir todos os alunos de uma mesma sala de aula. Além da oferta de atividades dinâmicas e variadas é importante torná-las relevantes à realidade e interesse dos alunos.

Sobre a Pearson

A Pearson é a maior empresa de educação do mundo, atuando com conteúdo, avaliação e uma variedade de serviços de ensino e aprendizagem aliados a tecnologia. Nossa missão é ajudar pessoas a progredirem por meio do acesso a melhores oportunidades de ensino. Acreditamos que o aprendizado abre caminho para oportunidades, levando a carreiras recompensadoras e melhores condições de vida.

Contato para a imprensa – Loures Consultoria

imprensa.pearson@loures.com.br/(11) 2391-5005

Rafael Italiani – rafael.italiani@loures.com.br/(11) 98964-4711



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo