Pequenos e médios empresários estão menos otimistas em relação ao 3º trimestre de 2014
Indicador permanece no terreno positivo, mas registra a quinta queda trimestral consecutiva e chega aos 63,3 pontos
Região Centro-Oeste foi única com aumento na confiança, alta de 5,3% frente ao segundo trimestre; Sul, Sudeste e Nordeste têm queda
O Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper, com apoio do Santander, divulga nesta quarta-feira (25) o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) referente ao terceiro trimestre de 2014. O indicador permanece no terreno positivo, em 63,3 pontos, porém o otimismo dos entrevistados para o período de julho a setembro apresentou a quinta queda trimestral consecutiva, com recuo de 3,9% em comparação ao período de abril a junho – quando estava em 65,9 pontos.
O professor e pesquisador do Insper José Luiz Rossi Júnior destaca que a retração geral do índice foi puxada pela piora do humor dos pequenos e médios empresários em relação às perspectivas de crescimento da economia, que caiu de 59,4 pontos no segundo trimestre para 55,7 pontos no terceiro trimestre, uma diminuição de 6,2% no índice.
“Não por acaso, a região Centro-Oeste, onde o agronegócio puxa os resultados das empresas, foi a única com elevação na confiança, com alta expressiva de 5,3% no índice”, diz o professor. Com os empresários mais confiantes, o IC-PMN no Centro-Oeste passou de 62,7 pontos no segundo trimestre para 66,0 pontos no terceiro trimestre.
No entanto, os índices apurados com os empresários das regiões Sul, Sudeste e Nordeste apresentaram quedas, respectivamente, de 7,2%, 4,7% e 2,4% para o terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre. Na região Sul, o IC-PMN teve retração 66,9 pontos para 62,2 pontos; no Sudeste, de 65,1 para 62,1; e no Nordeste de 66,3 para 64,7. Na região Norte, o índice se manteve inalterado, em 69,9 pontos.
Os pequenos e médios empresários brasileiros do setor de comércio registraram a maior queda de confiança no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, com uma retração de 4,4% no período do IC-PMN, para 62,6 pontos. No setor de serviços, o recuo no período do índice foi de 3,6%, para 62,4 pontos. Na indústria, o IC-PMN também apresentou queda, de 3,1%, para 65,0 pontos.
Em relação às expectativas de aumento dos lucros, o índice apresentou uma retração de 3,7% para o terceiro trimestre em comparação ao segundo trimestre, para 68,9 pontos. Quando o assunto é intenção de realizar novos investimentos, a queda no índice ficou em 3,1%, para 61,6 pontos. Na contratação de novos empregados, a retração apontada no período pelo IC-PMN foi de 3%, para 57,7.
OÍndice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) foi obtido a partir de entrevistas telefônicas com 1.326 empresários de todo o país.
2T2014 | 3T2014 | |
Economia | 59,4 | 55,7 |
Ramo | 69,2 | 66,7 |
Faturamento | 72,0 | 69,3 |
Lucro | 71,6 | 68,9 |
Empregados | 59,5 | 57,7 |
Investimento | 63,6 | 61,6 |
2T2014 | 3T2014 | |
Comércio | 65,5 | 62,6 |
Industria | 67,1 | 65,0 |
Serviços | 64,8 | 62,4 |
2T2014 | 3T2014 | |
Centro-Oeste | 62,7 | 66,0 |
Nordeste | 66,3 | 64,7 |
Norte | 69,9 | 69,9 |
Sudeste | 65,1 | 62,1 |
Sul | 66,9 | 62,2 |
2T2014 | 3T2014 | |
IC-PMN | 65,9 | 63,3 |
PARTICIPAÇÃO DE CADA RAMO E REGIÃO DO PAÍS ENTRE OS RESPONDENTES DESTA EDIÇÃO
O IC-PMN mede a confiança do empresário de pequenos e médios negócios (com faturamento até R$ 80MM) na economia brasileira. O índice reflete as perspectivas deste grupo com relação ao futuro da economia, do seu setor e do seu próprio negócio. Trimestral e único no país, o indicador foi lançado em novembro de 2008 e é organizado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper com o apoio do Santander. Os empresários respondem questões obedecendo a uma escala de 0 a 100 pontos, onde 100 representa o nível máximo de confiança.
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