Saúde

Perguntas e respostas sobre o Programa Saúde de Verdade

O prefeito Bruno Cunha Lima destaca que o Saúde de Verdade é um programa transformador, porque terá um alcance abrangente, chegando a todas as áreas da saúde municipal.

“Estamos transformando o padrão na gestão da saúde e a forma como as pessoas se relacionam com toda a rede. A tecnologia será um fator importantíssimo neste trabalho, mas não perdemos de vista a qualidade do atendimento humanizado, a garantia de que, na ponta, o paciente será tratado pelo médico, pelo dentista ou outro especialista, de que ele faça o exame e receba o medicamento”, garante o prefeito.

O QUE É E COMO FUNCIONARÁ?

É um programa na área da saúde, que irá transformar o padrão na qualidade do atendimento, cuidando ainda mais da saúde da população. O programa terá três eixos principais, que serão implementados, simultaneamente, ao longo dos próximos três anos: a) Requalificação física e expansão da rede municipal de saúde, b) Qualidade e garantia do atendimento médico à população e c) Transformação tecnológica.

O QUE SERÁ FEITO NA ÁREA DE INFRAESTRUTURA DA REDE E TECNOLOGIA?

Na área da infraestrutura, já há novas unidades de saúde passando por processo de requalificação física, nos bairros da Palmeira e Santa Rosa, dentre outros. Isso também inclui a aquisição de mobiliários e equipamentos e, o mais importante, a qualificação dos profissionais. Unidades de saúde serão construídas em bairros que hoje não contam com a cobertura da rede, a exemplo de Grande Campina, Palmeira Imperial e Alto da Serra. Gradualmente, unidades que hoje funcionam em espaços alugados serão substituídas por prédios construídos pela PMCG, a exemplo do Portal Sudoeste, Bairro das Cidades I e II e Malvinas (Umburana).

Na área de tecnologia, os investimentos serão feitos em transformação digital (exemplo: APP Saúde de Verdade e Central de Atendimento) e integração tecnológica de todo o sistema de saúde (Secretária Municipal, postos e unidades básicas de saúde, farmácias municipais, Central de Agendamento e Central de Regulação).

O QUE É O CARTÃO SAÚDE DE VERDADE E COMO FUNCIONARÁ?

O Cartão Saúde de Verdade será o passaporte de acesso do cidadão à série de benefícios proporcionados pelo programa. Com ele em mãos, o usuário poderá ligar para a Central de Agendamento e fazer a marcação de consultas, além de integrar o banco de dados do Sistema Municipal de Saúde, podendo reunir, em apenas um local, todos os registros clínicos e o histórico do paciente (consultas, tratamentos e cirurgias realizadas, marcação de exames e necessidade de renovação, dentre outros). Com o número do cartão, o usuário também poderá acessar o APP Saúde de Verdade no celular, onde terá todo o seu histórico médico, monitorar a marcação de consultas e exames, o fornecimento de medicamentos e ainda se comunicar com a rede de saúde. Vale destacar que marcações não funcionarão pelo APP.

Importante: Para receber o Cartão Saúde de Verdade é preciso fazer o cadastro.

ENTÃO, COMO FAÇO PARA ME CADASTRAR E RECEBER O MEU CARTÃO SAÚDE DE VERDADE?

Entra no site www.campinagrande.pb.gov.br e segue as instruções. É fácil e rápido. A partir de segunda-feira (20), o cidadão também pode se encaminhar para um dos pontos de cadastramento, que são os seguintes: UBS Malvinas V, UBS Adalberto Cesar (Pedregal), UBS Hindemburgo Nunes de Figueiredo (Bodocongó), UBS Adriana Bezerra Carvalho (Santa Rosa), UBS Eduardo Ramos (Centenário), UBS Jardim 40 (Velame) e no Centro de Saúde da Bela Vista

QUANDO EU VOU PODER COMEÇAR A MARCAR A CONSULTA POR TELEFONE? PARA QUAL NÚMERO EU LIGO?

As consultas por telefone poderão ser marcadas a partir do dia 28 de fevereiro, após a primeira etapa de cadastramento da população. Até lá, a rede de saúde será preparada para receber os novos serviços e o número do teleagendamento será ativado e amplamente divulgado pela PMCG à população.

O QUE É A CENTRAL DE AGENDAMENTO E RELACIONAMENTO COM O CIDADÃO? ELA TERÁ QUANTOS ATENDENTES?

A Central de Agendamento será o ponto de contato e relacionamento entre o cidadão e o Sistema Municipal de Saúde. É um call center que contará inicialmente com a atuação de 62 colaboradores capacitados para prestar o melhor atendimento. O funcionamento da Central será de 12hs/dia, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, de forma ininterrupta.

QUAIS AS GARANTIAS DE QUE EU VOU ME LIVRAR DAS FILAS NAS UNIDADES E NÃO VOU SOFRER NA “FILA” DO TELEAGENDAMENTO?

A Central de Agendamento também funcionará como uma Central de Relacionamento, na qual o cidadão poderá fazer críticas e sugestões, permitindo um controle rígido de qualidade de funcionamento do programa.

A facilidade da marcação pelo telefone terá impacto direto na redução das filas nas unidades. Haverá um estímulo constante para que as pessoas possam usar este recurso, por oferecer mais comodidade e agilidade. O teleagendamento, contudo, não significará o fim do atendimento de demandas de urgência, de forma presencial.

A Central de Agendamento terá um plano de metas a ser cumprido, o que possibilitará o monitoramento constante da qualidade e agilidade do atendimento prestado.

QUANDO COMEÇAM AS REFORMAS NAS UNIDADES DE SAÚDE?

O pacote de reformas de todas as unidades de saúde, iniciando por aquelas cuja intervenção é mais urgente, será iniciado já na primeira quinzena de janeiro. A requalificação física também inclui o asfaltamento das ruas que dão acesso a todos os postos de saúde.

Importante destacar que o Saúde de Verdade é um programa formulado para acontecer ao longo dos próximos três anos, e que novas unidades de saúde serão construídas durante todos este período.

COM O SAÚDE DE VERDADE EU TEREI A GARANTIA DE QUE O MÉDICO VAI ME ATENDER?

Sim. O monitoramento do atendimento será feito a partir da informatização de todos os processos, inclusive com o controle de presença de toda a equipe multidisciplinar em 100% das unidades de saúde, a exemplo dos médicos, enfermeiros e dentistas.*

E O MEU EXAME? VOU MARCAR TAMBÉM POR TELEFONE, ALÉM DE REALIZAR E RECEBER OS RESULTADOS MAIS RÁPIDO?

Não. Ele será regulado e marcado de forma eletrônica, pela Central de Regulação, que estará integrada com todas as unidades de saúde. Esta será outro grande avanço do Saúde de Verdade. A agilidade na marcação, realização e recebimento dos exames, além da marcação de cirurgias.

HÁ A PREOCUPAÇÃO DE SEREM FEITAS CONSULTAS PERIÓDICAS AOS USUÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ATENDIMENTO EM TODAS AS ETAPAS NAS UNIDADES DE SAÚDE?

Haverá sim espaços de avaliação nas unidades físicas da rede municipal de saúde. Os canais de atendimento do Saúde de Verdade (teleagendamento e APP) vão disponibilizar também formulários de avaliação da qualidade dos serviços prestados. Além disso, também serão gerados periodicamente relatórios de mensuração de resultados em todos os eixos do programa.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO SAÚDE DE VERDADE

1. CADASTRAMENTO NO CARTÃO SAÚDE DE VERDADE
Início: Dezembro

Passos:
a) Entrar no site www.campinagrande.pb.gov.br e acessar o hotsite Saúde de Verdade
b) Preencher o formulário
c) Dirigir-se a uma das unidades de saúde indicadas no hotsite para realizar a biometria e registrar a foto.
d) Logo após a realização da biometria e registro da foto, etapa final do cadastramento, o usuário recebe o cartão Saúde de Verdade.

2. VALIDADE DO CARTÃO SAÚDE DE VERDADE PARA A MARCAÇÃO DE CONSULTAS POR TELEFONE
Início: 28 de fevereiro

Passos: Usuário só precisará ligar para a Central de Agendamento, informar o número do cartão, e marcar o atendimento

3FUNCIONAMENTO DO APP
Início: 16 de dezembro (Android). Aparelhos IOS poderão baixar o aplicativo a partir do dia 30
Obs: o APP só poderá ser utilizado após o cadastramento no programa

– REQUALIFICAÇÃO FÍSICA E EXPANSÃO DAS UNIDADES DE SAÚDE

Há obras já em andamento. Em janeiro será anunciado e iniciado um pacote de obras naquelas unidades que precisam de uma intervenção mais urgente, além do anúncio da construção de novas unidades.

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