CotidianoDestaques

Prefeito participa do lançamento do Festival de Inverno de Campina Grande que começa nesta sexta-feira

A programação do FICG conta com apresentações gratuitas de teatro, música e dança, além das exibições de filmes e realização de oficinas.

 

O prefeito Bruno Cunha Lima participou na manhã desta terça-feira (15), do lançamento da sua 48ª edição, o Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) que tem na próxima sexta-feira com uma programação que vai acontecer em diferentes pontos da cidade.

A cerimônia de abertura acontece a partir das 19h no Teatro Municipal Severino Cabral, com a Mostra de Cultura Popular que vai reunir grupos Folclóricos de Campina Grande, com a participação da companhia Papanguarte Balé Popular de Bezerros, do estado de Pernambuco.

Este ano o FICG tem como tema “Artes e Humanidades” e presta uma homenagem aos 60 anos do Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC) comemorados em 2023. De acordo com a idealizadora do Festival e presidente do Instituto Solidarium, Eneida Agra Maracajá, Artes e Humanidades é justamente o que tem feito o Teatro Municipal nessas seis décadas de atividades celebrando a nordestinidade e sua cultura.

Inaugurada em 30 de novembro de 1963, a casa de espetáculos de Campina Grande faz parte da história dos 48 anos do FICG. “O Festival de Inverno nasceu no Teatro, foi criado no Teatro e permaneceu com sua sede naquele espaço durante 37 anos. Nós saímos em 2013 porque fomos convidados para ocupar a casa de seu Cabral, o que é uma coisa fantástica. Nós saímos do teatro, que é um espaço que ele criou e presenteou Campina, e fomos para a residência onde ele viveu e que hoje é um polo de cultura”, explicou Eneida sobre a relação do festival com o TMSC.

Além do Teatro Municipal, as mostras de dança, música, cinema, cultura popular e teatro acontecem em outros espaços da cidade como o Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC), Cineteatro São José, Museu de Arte Popular da Paraíba, Departamento de Psicologia da UEPB e Feira Central.

Após três anos sem atividades na Praça da Bandeira, o palco do FICG vai ser montado no centro da cidade para apresentações artísticas e shows gratuitos para o povo de Campina Grande e visitantes, como mais uma forma de democratizar a cultura na região. Além disso, durante a realização do evento também vão ser oferecidas oficinas de teatro e dança para artistas e público interessados nessas áreas.

O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa, e os apoios da Unifacisa, UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, UFCG e La Luissa.

As atividades do 48º FICG acontecem de 18 a 26 de agosto. A programação
completa está disponível nas redes sociais do evento através do @festivalinvernocg.

 

Assessoria de Imprensa

 



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo