Cotidiano

Prefeitura encerra 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

 

Após dois dias produtivos com debates e discussões sobre a política pública socioassistencial, a Prefeitura de Campina Grande encerrou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta quarta-feira, 12, no Palácio das Nações, situado no bairro das Nações. O evento aconteceu por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para definir propostas de melhorias no atual cenário prático desta política no município.

No local, centenas de pessoas, que integram órgãos e instituições baseadas nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), se reuniram durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 12, onde discutiram ideias para adaptações, estratégias de melhorias e criação de projetos, dentro do tema ‘Reconstrução do SUAS’. As ideias discutidas foram baseadas em escutas realizadas junto aos usuários da assistência no município, durante pré-conferências realizadas pelas equipes da Semas no último mês de junho.

Na oportunidade, autoridades do município se dividiram em cinco eixos temáticos para ampliar os debates sobre os assuntos: ‘Benefício e Transferência de Renda’, ‘Serviços, Programas e Projetos’, ‘Articulação entre Segmentos’, ‘Controle Social’, e Financiamento’. Durante o evento, também houve a aprovação de ideias para implementação, definidas junto às várias autoridades presentes, além da escolha de delegados (representantes) da Conferência Municipal, que levarão essas proposituras para a Conferência Federal, ainda neste ano.

Socorro Carvalho, presidente do CMAS, explicou o que deve acontecer com o material discutido durante o evento. “A gente definiu propostas para o município que vamos trabalhar a partir do plano de assistência social. O Conselho vai ficar monitorando a implementação dessas ideias em nível municipal, mas também vamos levar essas propostas para o Estado e em âmbito nacional, na perspectiva do melhoramento e avanço da política”, contou a presidente.

Conforme o secretário da Semas, Valker Neves, a expectativa é de que nos próximos anos já seja possível trabalhar com a aplicação dessas ampliações. “A nossa torcida é que tenhamos as melhores propostas e que isso seja ponderado nos órgãos maiores para que em breve a gente possa estar desfrutando das decisões que foram tomadas, a fim de que a Prefeitura, através da Semas, possa executar essas ideias para o benefício das pessoas que mais precisam”, finalizou o secretário.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo