Cotidiano

Prefeitura lança Semana da Consciência Negra e de Ação Antirracista

 

Atividades seguirão acontecendo até o próximo sábado, dia 19 de novembro

A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu na noite da última quarta-feira, 16 de novembro, o lançamento da Semana Municipal da Consciência Negra e de Ação Antirracista. A atividade acontece em Consonância com a Lei Municipal 5.337/2013, que tem como tema: Educação Étnico-Raciais em Diálogos com as Novas Pedagogias.

O evento de lançamento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e sediou uma programação que começou com apresentações culturais e seguiu com uma mesa dialógica, composta pelo Secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, a Secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira, a Secretária de Cultura, Gisele Sampaio, e o Coordenador da Educação Étnico-Racial, Moisés Alves. Ao longo da noite também aconteceram exposições de escolas e creches da Rede, a partir de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo, durante atividades, com temáticas étnico-raciais.

A Semana da Consciência Negra, que seguirá acontecendo, este ano, até o próximo dia 19 de novembro, propõe incentivar a relação da escola e da comunidade, de forma interdisciplinar, para uma Educação das Relações Étnicos Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas Unidades Educacionais de Campina Grande. Assim como, também abre o debate para toda a sociedade discutir pautas como: As novas práticas pedagógicas com as Relações Étnico-Raciais e tudo mais que envolve a temática.

A programação ainda sediou uma palestra intitulada “Educação Étnico-Raciais em Diálogos com as Novas Pedagogias”, ministrada pela Prof.ª Drª. Raquel de Lourdes Pinheiro (UFCG).
Para Raymudo Asfora Neto, Secretário de Educação, “ nós temos uma grande dívida histórica com a população negra, que tanto somou e soma para sermos a nação forte que somos hoje. E na Seduc nós temos a satisfação de trabalhar esses conteúdos durante o ano inteiro. Por isso que o Prefeito Bruno autorizou a criação de uma coordenação de políticas étnico-raciais dentro da pasta”.

Para o coordenador das relações Étnico-Racial, Moisés Alves, “esse tipo de iniciativa fortalece a visibilidade da importância da própria história da cidade, já que Campina Grande tem características históricas muito fortes ligadas à diversidade étnico-racial. Não é apenas sobre discutir a questão da pele, da cor, mas também as políticas públicas, a educação étnico-racial e as questões em relação aos poderes públicos e aos direitos humanos”.

Estiveram presentes também na ocasião, a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira (PCdoB), a Diretora Técnico Pedagógica da Seduc, Vera Passos, a Diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes, a Gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá.

Codecom



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo