Curiosidades

Queimadas desenvolve projeto piloto de ampliação do Programa Saúde nas escolas

A Prefeitura Municipal de Queimadas em parceria com os Ministérios da Saúde e Educação vem desenvolvendo na cidade desde 2010 o Programa Saúde na Escola (PSE). O município faz parte das 695 cidades brasileiras que já foram beneficiadas com as ações do programa. De acordo com o Prefeito Carlinhos de Tião,
após dois anos de implementação do projeto, a prefeitura estuda a possibilidade de ampliar o PSE aos alunos da Escola para Jovens e Adultos no período noturno.

Atualmente o Programa Saúde na Escola do Município de Queimadas atende mais de 8 mil alunos do ensino básico público, nos turnos da manhã e tarde. Segundo o coordenador do programa, Damião Calafange, o projeto desenvolve ações integrais de prevenção, promoção e atenção à saúde das crianças e adolescentes, numa parceria com as secretarias de Saúde e Educação do município.

“Através do apoio de 16 Programas de Saúde da Família (PSF), dois Núcleos de Apoio da Família (NASF), além dos pólos de ensino da cidade, o PSE desenvolve avaliações e monitoramento das condições de saúde desses estudantes, além de palestras, atividades educativas, escovação supervisionada, orientação de prevenções de doenças sexualmente transmissíveis, ações de promoções a saúde e a cultura da paz contra violência”, explicou.

Entre os profissionais que desenvolvem estas ações nas 75 escolas da cidade, das quais 60 funcionam na zona rural, estão médicos, fisioterapeutas, ofitomologistas, nutricionistas, psicólogos, odontólogos, educadores físicos, enfermeiros, assistentes sociais, coordenadores, professores e diretores de escolas.

Segundo Carlinhos de Tião, com mais de dois anos de parceria com os Ministérios da Saúde e Educação, a Prefeitura estuda a ampliação do programa através de recursos próprios. “Essa iniciativa tem como propósito reduzir a vulnerabilidade à problemas de saúde futuros, além de contribuir com a promoção de uma melhor qualidade de vida dessa parcela da população”, disse.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo