DestaquesParaíba

Saúde Mental Materna: Boa Vista promove evento de conscientização sobre a campanha Maio Furtacor

 

A Prefeitura de Boa Vista através da Secretaria de Saúde e Assistência Social através do CRAS e NAISM realizaram nesta sexta-feira (26), o evento Saúde Mental Materna Importa no PSF I. A programação visou conscientizar sobre a campanha do Maio Furtacor, que tem como objetivo trabalhar a importância de apoiar e acolher a saúde mental das mães durante a gestação, puerpério e os meses iniciais do bebê.

A campanha do Maio Furtacor já percorreu todo o país e no município de Boa Vista, este movimento foi implantado pela primeira-dama, Carol Gomes, que também sancionou, como vereadora de Campina Grande, a lei 8.498/22 sobre a conscientização da saúde mental materna. Carol explicou: “essa lei nasce não porque já existe este movimento pelo Brasil, mas como minha responsabilidade de trazer esse assunto enquanto mulher e também me encontrar nesses contextos. Trazendo como foco a saúde mental.”

Muitas mulheres, durante a gestação passam por mudanças significativas no corpo, sejam elas físicas ou emocionais, como sintomas de ansiedade, depressão e estresse. A secretária de saúde do município, Luísa Porto, comentou sobre o acompanhamento feito pela prefeitura para com essas mães: “Nós da secretaria de saúde acompanhamos essas mães com o pré-natal, consultas ginecológicas, psiquiátricas, acompanhamento psicológico. Pois nem toda mãe tem uma rede de apoio acolhedora e nos resta fazer esse papel.”

Quando o bebê nasce, a rotina da mãe muda totalmente devido às mudanças de sono, de alimentação, tornando difícil para algumas delas ajustar-se às demandas do bebê e particulares. Marcela Elaine, coordenadora do CRAS ressaltou, “é muito importante esse debate, falar essas verdades que ninguém fala sobre a gravidez e o pós-parto, porque são muitas mudanças e cobranças. E é preciso que as mulheres sintam-se acolhidas e cuidadas”.

Ao se falar em saúde mental materna é cuidar diretamente da criança que está sendo gerada, é tratar da família através do suporte adequado, incluindo triagem e tratamento médico. Esses atendimentos podem ser realizados através de uma triagem nos PSFs, para que assim, seja encaminhadas para os profissionais específicos dentro do próprio município boavistense.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo