DestaquesParaíba

Sessão marcante celebra Dia da Pessoa Surda e homenageia primeiro surdo da Paraíba a obter título de mestre

Atendendo a uma propositura do vereador Lucas Ribeiro (PP), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou na manhã desta terça-feira, 26, uma sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Pessoa Surda e, durante a solenidade, foi entregue a Medalha de Honra ao Mérito Municipal ao professor José Tiago Ferreira Belo, primeiro surdo da Paraíba a obter o título acadêmico de mestre.
Durante seu pronunciamento, Lucas Ribeiro explicou que seu contato mais próximo com o segmento aconteceu antes da candidatura parlamentar, através de amigos, quando passou a conhecer e aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras), cuja difusão considera uma ação prioritária.
“É preciso que haja intérpretes de Libras em todos os setores, afinal, assim como todos consideram importante o aprendizado de um outro idioma, como o inglês, que seja incluído no cotidiano da sociedade uma língua tão necessária como a Libras”, destacou, listando dificuldades do cotidiano dos surdos causadas pela barreira na comunicação, como os transtornos para um simples atendimento em qualquer estabelecimento comercial.
Dentre os momentos marcantes da solenidade, ocorreram quatro pronunciamentos de surdos, através da Língua Brasileira de Sinais, que, com o auxílio de uma intérprete, expressaram os desafios que enfrentam e apresentaram demandas às autoridades. “Foi um instante de garantia do exercício da cidadania para estes campinenses, um momento que queremos ver ampliado à realidade diária dessas pessoas”, frisou Lucas Ribeiro.
JOSÉ TIAGO
Homenageado com a mais alta comenda de Campina Grande, José Tiago Ferreira Belo revelou-se emocionado, agradecendo a Lucas Ribeiro pela iniciativa e à Câmara Municipal pela aprovação da homenagem. “Parabenizo o vereador pela postura, pelo desejo de aprender a língua de sinais; creio que Lucas é um exemplo para os demais vereadores”, comentou.
Durante seu discurso, em Libras, o professor também tratou das angústias e desafios dos surdos, e pediu maior apoio da classe política como um todo às demandas do segmento. Tiago deu enfoque especial à necessidade da ampliação do ensino da Língua Brasileira de Sinais. “Quando você aceita a Libras, também aceita a pessoa surda e aceita os seus direitos. A vida do surdo não é fácil, a gente luta muito. Os políticos precisam trabalhar pela inclusão da pessoa surda, que não quer viver segregada”, disse, e concluiu declarando que a homenagem que recebeu contempla toda a comunidade surda campinense.
Professores, intérpretes, representantes de entidades ligadas aos surdos, além de autoridades políticas, como o secretário municipal Tovar Correia Lima e a deputada estadual Daniella Ribeiro, participaram da solenidade.
AssCom


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo