Curiosidades

Sinalização precária é alvo de campanha do Mobilize Brasil

Ação – batizada de Sinalize – foca na melhoria da sinalização urbana dirigida a pedestres, ciclistas e passageiros do transporte público. Atualmente, cerca de 90% dos sinais de trânsito são voltados apenas a orientar motoristas de veículos particulares. Chegada de turistas estrangeiros para a Copa deve evidenciar o problema.

Apesar de dois terços das viagens urbanas diárias no país serem feitas a pé ou utilizando o transporte público, a maior parte dos investimentos em sinalização nas cidades brasileiras são voltados apenas a orientar os motoristas de veículos particulares. Tanto que, de forma geral, cerca de 90% dos sinais de trânsito tem como alvo justamente esse público. Além de gerar insegurança e desorientação, a falta de sinalização para quem caminha ou pedala acaba estimulando ainda mais o uso do carro, mesmo para pequenos trajetos.

Pensando nisso, o Mobilize Brasil, movimento em prol da mobilidade urbana sustentável, dá início nesta terça, 3 de junho, à Campanha Sinalize, que busca sensibilizar a população, prefeitos, vereadores, governadores e até o governo federal para a necessidade urgente de melhorar a sinalização das vias nas cidades brasileiras.

“Pedestres e ciclistas são orientados apenas nas áreas de conflito com o tráfego de carros. Não há totens com mapas, que indiquem os principais de pontos de referência para serem alcançados a pé ou de bike. E mais raros ainda são os sinais sonoros para pessoas com deficiência visual”, contextualiza Marcos de Sousa, editor do Portal Mobilize Brasil. Ele complementa: “Neste momento em que o Brasil se prepara para receber milhões de turistas em função da Copa do Mundo, essa fragilidade na sinalização para quem circula a pé ou por meio do transporte coletivo ficará ainda mais evidente”.

Avalie a sinalização

A principal ação da Campanha Sinalize será a realização de levantamento sobre a qualidade da sinalização urbana nas cidades brasileiras. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação baseada em leis, manuais, guias e melhores práticas de sinalização de vias no Brasil e no mundo. O recurso está disponível no Portal Mobilize (www.mobilize.org.br/campanhas/sinalize/formulario) e pode ser acessado por qualquer cidadão que queira contribuir com a iniciativa. A equipe do Mobilize também já está em campo observando como está a situação em algumas capitais do país. “Ao final, faremos um balanço da situação brasileira e levaremos as sugestões às autoridades”, explica Marcos.

Sobre os critérios de avaliação

O Mobilize Brasil sugere que as avaliações sejam feitas em vias e rotas de grande circulação, em regiões com urbanização antiga, com mais de 50 anos. São vias de grande circulação de ciclistas; áreas no entorno de escolas, hospitais ou postos de saúde, avenidas com grande circulação de pedestres, ou centros, pontos turísticos relevantes, terminais de ônibus, trens e metrôs, além dos próprios veículos coletivos desses sistemas de transporte.

Tal como na campanha Calçadas do Brasil, o levantamento Sinalize visa coletar dados observáveis por qualquer pessoa que circule pelo ambiente urbano. Além de dar notas para cada critério (por exemplo, sinalização vertical, semafórica, para deficientes, orientações no interior do veículo de transporte público, no ponto de parada/estação etc), será possível publicar os resultados em um mapa, com a possibilidade de incluir imagens do local avaliado, por meio de sistema de georreferenciamento disponível no endereço.

Sobre o Mobilize Brasil

O Mobilize Brasil é um movimento que tem como objetivo contribuir com a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida nas cidades brasileiras. Principalmente por meio do Portal Mobilize, a iniciativa provê conhecimento e conteúdo relevantes e abrangentes sobre diversas formas alternativas de se locomover pelas cidades; fomenta o debate público sobre a temática; dissemina uma cultura cidadã participativa em prol de cidades mais saudáveis; e influencia governos para implantarem políticas públicas efetivas de mobilidade urbana sustentável.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Mandarim Comunicação

Graziela Silva – graziela@mandarim.com.br

11 3104-3202/11 98538-4021



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo