Curiosidades

Teatro, Escola e Diversidade já têm grupos definidos

Grupos artísticos que representam ONGs, associações de moradores, universidades, núcleos populares de cultura e escolas, estarão participando da segunda versão da Mostra TEATRO, ESCOLA E DIVERSIDADE, evento que o SESC promove em João Pessoa entre os dias 28 a 30 de Abril, a partir das 14 horas no Teatro do SESI.

A novidade este ano é que além dos debates realizados após cada tarde de apresentações será conferido um troféu para o espetáculo que melhor “cair no gosto popular”. Em 2014 serão conferidos as seguintes premiações: três melhores espetáculos, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, revelação e júri popular.
De acordo com a organização os especialistas convidados pelo SESC para atuar como debatedores na mostra serão a atriz e arte educadora Jandaciara Gircia e o ator e produtor José Hilton Souza, ligado ao Grupo Ser Tão Teatro.

A programação da II Mostra está assim distribuída:

 

Dia 28/04
Espetáculo: Jogo Pela Vida
Horário: 14:00 horas
Grupo: AACAMA
Direção: Sancia Marcia
Sinopse: O espetáculo visa mostrar o enorme preconceito ainda existente em relação aos portadores do HIV. A cena acontece numa escola, onde os pais descobrem que um aluno é soropositivo e, resolvem pressionar o diretor para a expulsão do mesmo. A balburdia acontece no pátio da escola, quando os colegas reunidos discutem se Zé(personagem)deve ou não continuar na escola. O desenrolar acontece quando Zé chega e explica o que realmente está acontecendo com ele. O espetáculo tem uma linguagem alegre e de fácil assimilação, diferente dos que costumamos ver em relação às pessoas contaminadas.
Elenco: Aelson Felinto, Fabio Praga, Marcio Bacelar, Isabel Maria, Sanzia Marcia, Emiliano Gomes, Saluana Silva, Luciana Silva.

Espetáculo: Andrômaca
Horário: 14:40 horas
Grupo: Milagre Cia. de Teatro
Direção: Williams Muniz
Sinopse: Na posteridade da guerra de Tróia, Andrómaca, viúva de Heitor, morto por Aquiles, é prisioneira do filho deste, Pirro, rei de Epiro. Andrómaca trouxe consigo Astianax, filho de Heitor e herdeiro do trono de Ílion, uma ameaça inadmissível para os gregos e a memória de um dos seus mais temíveis inimigos. Um monólogo que já existe a mais de 15 anos, e que circulou pelo Brasil.
Elenco: Williams Muniz

Espetáculo: Boi de Folia (FOTO)
Horário: 15:20 horas
Grupo: Grupo Carlitos
Direção: Francisco Airton
Sinopse: Boi de Fulia surge da preocupação real no tocante ao desconhecimento cada vez mais presente nas gerações, para com a chamada cultural de raiz, costumes, lendas e crenças pouco deixada para traz, substituída pelo modernismo imposto.
Elenco: José Neto, Joanderson Caetano, Dione Nascimento, Lenneton Oliveira, Karlisson Lima, Kelly Ellen, Joefferson Fonseca, Kervin Anderson.
Debate dos espetáculos com os especialistas: Jandaciara Giscia e José Hilton às 16:00 horas.

Dia 29/04

Espetáculo: Se essa Rua Fosse Minha
Horário: 14:00 horas
Grupo: Cia. Arretados Produções Artísticas
Direção: Nelson Alexandre
Sinopse: Com dois músicos executando a trilha ao vivo, os sete quadros, com sete atores, nos sete mundos diferentes, mostrarão a encenação desde a Criação do Universo, o Nascimento, a Escola, a Amizade, o Relacionamento, a Ilusão e o Renascimento, ligados por anjo, que os conduzem os diversos personagens em uma linha cronológica de tempo, desde a formação do universo, com seus grandes óvulos, com milhares e milhares de infinitos seres, que neles habitam, desde a sua fecundação, nascimento, vida e morte.
Elenco: Ana Valentim, Diego Machado, Elba Góis, Katheryne Menezes, Márcio Bacellar, Raquel Avelino e Sérgio Nazza.

Espetáculo: Pisyca
Horário: 14:40 horas
Grupo: Monólogo
Direção:Geyson Luiz
Elenco: Geyson Luiz

Espetáculo: A Cela (foto)
Horário: 15:20 horas
Grupo: UFPB
Direção: Elias Lima
Sinopse: Depois de 16 anos presa em uma cadeia por ter assassinado seu marido, uma mulher passa a última noite numa cela isolada, espaço “transitório” e asséptico do regime carcerário francês, onde ela rememora sua vida diante do futuro incógnito que a espera.
Elenco: Jean Oliveira, Josiel Santos, Katheryne Menezes, Mônica Letícia, Tamires Amaral, Thaismary Ribeiro, Coca Ribeiro.
Debate dos espetáculos com os especialistas: Jandaciara Giscia e José Hilton às 16:00 horas.

Dia 30/04
Espetáculo: Doce Morte
Horário: 14:00 horas
Grupo: Cia. O Pulso
Direção: Juliana Aquino
Sinopse: O espetáculo conta a história de um triângulo amoroso. Laura, bailarina e com o coração dividido entre o amor e o desejo. Desesperada com a morte do seu amor Marcelo, Laura so encontra uma saída para o fim da sua história: A morte.
Elenco: Juliana Aquino, Jeckson Pereira e Willian Augusto

Espetáculo: Nóia
Horário: 14:40 horas
Grupo: Cia. de Teatro Soluar
Direção: Edilson Alves
Sinopse: O espetáculo é baseado nas histórias relacionadas ao Superman. A grande diferença é que no espetáculo a pedra (Crack) tem um efeito contrario da Kryptonita, deixando mais forte que a do super homem, capaz de deixar-lo mais rápido que uma bala, mais forte que uma locomotiva, porém, o efeito é tão forte, tão mortal que indivíduos tem três momentos de opção para a sua vida, a cadeia, a clinica ou a morte.
Elenco: Alexandra Oliveira, Aluisio Souza, Estefáne Dantas, Gorette Araújo, Jamil Richene, Luciana Oliveira, Miguel dos Santos, Neide Melo, Robert Sodré e Sidney Ruffino.

Espetáculo: A Canga
Horário: 15:20 horas
Grupo: Moca
Direção: João Batista
Sinopse: “A Canga” é uma inspiração livre da novela original de W. S Solha. Conta a estória de uma família do Sertão, que aos trancos e barrancos na seca nordestina, é obrigada pelos caprichos do chefe da família a arar uma terra seca e um chão esturricado, quase sem preá, onde só se encontra cascavel cascalhos, cascabulhos e xique-xique. Na esperança de um dia chover, no entanto, o Velho chefe da família usa seus parentes, todos os dias pela manhã: pegar uma canga e ir pro campo arar a terra, daí gerando um conflito familiar ao ponto que uma tragédia poderá chegar a acontecer nesses dias de sofrimentos.
Elenco: Kamila Oliveira, Uadi Nóbrega,Elaine C. Maranhão, Edilaine Bonner, Marcos Albuquerque, Bruno Fonseca, Damião José e Ciarallo Cordeiro.

O Setor de Cultura do SESC Centro fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, Centro, João Pessoa- PB. Fone: 3208-3158 / 9996-0183.

Raiza Oliveira
Setor de Cultura – SESC Centro


SESC Centro – João Pessoa
Rua Desembargador Souto Maior,nº 281
Centro– João Pessoa/PB
Fone: (83) 3208-3158



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo