Educação

Trabalho desenvolvido na UEPB vence concurso promovido pela Universidade de Cambridge

Um trabalho desenvolvido por uma graduada e pós-graduada da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) venceu o concurso cultural “Move ELT Forward Beyond the Classroom”, promovido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A professora Joana Paula Costa Cardoso e Andrade participou do concurso com o projeto “Produção de HQ nas aulas de Língua Inglesa”, desenvolvido quando atuou como docente supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no Câmpus III da Instituição, em Guarabira.

O projeto conquistou o primeiro lugar no concurso e, graças ao resultado, a professora ganhou uma viagem com passagem aérea e estadia de cinco dias para a cidade de Cambridge, na Inglaterra, a fim de participar do Better Learning Conference, um dos maiores eventos de ensino de Língua Inglesa do mundo. O concurso teve por objetivo mapear os projetos pedagógicos que expandem o ensino do idioma inglês, o que, segundo professora Joana, mostra que os professores estão a todo momento construindo e reinventando a educação no Brasil. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (15) e a viagem da vencedora acontecerá entre 30 de junho e 5 de julho.

Joana revelou que o projeto surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de Língua Inglesa mais interessante, para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar e aprender a produzir textos em Língua Inglesa. Com este objetivo e com a intenção de elevar a autoestima dos educandos, no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, a docente fez a proposta de trabalhar com a leitura da obra Cinderella, com a posterior atividade de produção de um novo texto em Língua Inglesa a partir do uso de estratégias de tradução.

A professora Joana Paula Costa Cardoso fez Graduação em Letras/Inglês no Centro de Humanidades, Câmpus III da UEPB, em Guarabira, e cursou o Mestrado em Literatura e Interculturalidade no Câmpus I, em Campina Grande. Atualmente ela é professora da rede estadual, na Educação Básica, e ensina na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamin Maranhão, no programa Escola Cidadã Integral (ECI).

CODECOM UEPB



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo