Cotidiano

Concerto Didático “Som de Jackson” é apresentado na Escola Nenzinha Cunha Lima

 

Após ser apresentado no Estadual da Liberdade, o Concerto Didático “Som de Jackson” chega na próxima sexta-feira (10) à Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, no Bairro de José Pinheiro. A apresentação começa a partir das 15h30 e as atividades acontecem em três momentos: recepção dos alunos, entrega do material didático e a realização do concerto musical.

O projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo tem como proposta difundir entre as novas gerações, através da música e intervenções pedagógicas, a vida e obra de Jackson do Pandeiro, cantor e instrumentista que tem uma relação muito intensa com Campina Grande, cidade onde ele amadureceu artisticamente entre as décadas de 1930 e 1940.

A primeira apresentação do concerto foi realizada no mês passado e envolveu cerca de 450 estudantes, além dos professores e funcionários da Escola Estadual Félix Araújo, no bairro da Liberdade. Além disso, com a realização do projeto, cerca de 30 trabalhadores da cultura também foram beneficiados, com a contratação de músicos, profissionais de sonorização, iluminação, artes gráficas, fotografia e audiovisual. Essas contratações atendem um dos requisitos da Lei Paulo Gustavo, que é reaquecer o setor cultural gravemente afetado pela pandemia.

 

O projeto foi idealizado pela cantora e professora de canto Ju Arauju juntamente com o produtor musical e também professor na área Maxwênio Dias. A partir de um trabalho acadêmico de pesquisa desenvolvido por Maxwênio sobre concertos didáticos, os dois escolheram Jackson do Pandeiro para ser o homenageado nesta iniciativa. Dividido em blocos temáticos sobre os ritmos nordestinos presentes nas canções do artista paraibano natural de Alagoa Grande, as apresentações musicais são intercaladas com aulas sobre as peculiaridades artísticas de Jackson.

No concerto, os alunos têm contato com alguns dos principais sucessos do cantor como “Sebastiana”, “Na Base da Chinela”, “O Canto da Ema”, “Coco do Norte” “Quadro Negro” e “Forró em Campina”, além de canções gravadas por Jackson de outros artistas que foram seus parceiros musicais, a exemplo de Rosil Cavalcanti, Almira Castilho, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Antônio Barros e Cecéu.

 

Assim como anteriormente, o Concerto Didático “Som de Jackson” vai ser apresentado somente para os estudantes da Escola Nenzinha Cunha Lima, mas o público em geral pode assistir à apresentação ao vivo pelo YouTube, no canal @tocandoAmor (Ju Arauju). A transmissão vai contar com acessibilidade em áudio descrição e interpretação do conteúdo para Língua Brasileira de Sinais, a Libras.

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo