Educação

Especialista do Senac EAD destaca as habilidades do profissional do futuro

Pautada pela fusão de tecnologias e o estreitamento entre os meios digitais e físicos, a chamada 4ª Revolução Industrial, pela qual passamos atualmente, promete gerar uma série de oportunidades e desafios para os profissionais no futuro. Diante desta perspectiva e com a aproximação do Dia do Trabalho, vêm ao centro das discussões as habilidades comportamentais que prometem ser cada vez mais valorizadas pelas grandes corporações. Afinal, quais características um profissional deve ter para ser bem-sucedido?

Segundo Aline Pereira da Silva, coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, inteligência emocional, flexibilidade e resiliência, bom relacionamento interpessoal e proatividade destacam-se como as habilidades que empregadores mais buscam atualmente nos profissionais e devem configurar entre as mais desejáveis ao longo dos próximos anos. “As empresas necessitam cada vez mais de pessoas capazes de se adaptar com facilidade, que estejam abertas a mudanças, sejam dinâmicas, que não esperem a autorização de seu gestor para executar tarefas. Estamos na era de menos hierarquia e mais autonomia, tudo isso aliado a equilíbrio emocional nas suas ações”, destaca.

Por mais que um profissional possua essas habilidades, a coordenadora reforça que elas devem estar presentes em suas ações de forma natural e coerente, pois, em exagero, podem causar outros efeitos e serem prejudiciais à sua imagem. “Uma pessoa muito proativa, por exemplo, deve evitar fazer tarefas por ansiedade ou por ser dinâmica, porque pode passar uma imagem centralizadora. O mesmo vale para quem possui um grande equilíbrio emocional. Deve-se ter cuidado para não parecer uma pessoa fria, sem sentimentos”, exemplifica Aline.

Protagonismo – para quem deseja conquistar mudanças positivas em sua carreira, é essencial equilibrar atenção ao próprio desenvolvimento em paralelo às exigências do mundo do trabalho. “Estar aberto à adaptação e às mudanças necessárias permanecerá um fator fundamental para o sucesso. Além de se ter inteligência emocional, é imprescindível ser ético, ter princípios, ser integro e ter engajamento, de modo que o profissional seja capaz de seguir e colocar em prática a missão da empresa”, completa a especialista.

Senac Imprensa senac.imprensa@mzgroup.com



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo