Cotidiano

Prefeitura apoia o Festival Folclórico de Campina Grande

 

Mais uma atração confirmada no Festival Folclórico de Campina Grande (FEFOLK-CG), desta vez direto de Caruaru (PE). O ORÍ – Associação Cultural Afro-brasileira estará presente na programação do evento, que acontece de 24 a 27 de setembro no Teatro Municipal Severino Cabral.

Representado a cultura afro-brasileira, O ORÍ leva aos palcos uma linguagem híbrida entre a tradição e a contemporaneidade, trazendo para cena diversos ritmos afro-brasileiros, como o coco de trupe, samba de roda, afoxé, ciranda, além de danças que têm referências advindas das religiões de matrizes afro-indígenas, que resguardam a nossa identidade cultural.

O Orí nasceu em 10 de maio de 2014 na cidade de Caruaru, em Pernambuco, tendo como idealizadores Vanaldo Brito e Renata Lima, que são diretores e presidentes da instituição – que ganhou natureza jurídica em 20 de novembro de 2020 com a fundação da Associação Cultural Afro-brasileira Orí.

Além de ser afiliada ao CIOFF Brasil, que é umas das maiores organizações de Festivais de Folclore do mundo, o Orí tem se dedicado firmemente aos objetivos de propagar a cultura, participando de vários eventos nacionais e internacionais, além de ganhar vários prêmios.

FEFOLK-CG

A 4° edição do Festival Folclórico de Campina Grande terá uma programação recheada de atrações nacionais e internacionais, e diversas outras atividades. Dentre os grupos já divulgados, estão: Trilhas da Amazônia, Ariús e Acauã da Serra.

Durante todo o evento, além das apresentações no Teatro Municipal, acontecerão oficinas gratuitas nas escolas municipais e estaduais da Rainha da Borborema e um desfile com os grupos que participarão do Festival pelas ruas do centro da cidade.

O Festival Folclórico de Campina Grande tem como objetivo fortalecer e valorizar a identidade cultural e folclórica do Norte e Nordeste, da Rainha da Borborema e da Paraíba, além de promover o turismo da cidade e do Estado, e é uma realização do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF) e do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Realizado por meio da lei de incentivo à cultura, o FEFOLK-CG o conta com o patrocínio da Bartofil, distribuidora atacadista que está no mercado há mais de 75 anos, além do apoio da Prefeitura através da  Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande (Secult).

 

Assessoria de Comunicação



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo