Justiça Federal na Paraíba convoca inscritos em seleção de conciliadores para entrega de documentos

 Os candidatos que participam do processo seletivo que escolherá 16 conciliadores para a Subseção Judiciária de Campina Grande devem se apresentar no prédio da Justiça Federal, naquele município, até a próxima sexta-feira (14). São 71 inscritos que precisam levar, das 9h às 16h, os documentos previstos no edital, sob pena de exclusão do certame. Em seguida, serão convocados para as entrevistas que ocorrerão de 3 a 6 de março.

Os selecionados participarão do “Curso de Formação de Conciliadores” de 30 de março a 3 abril, sendo a última etapa antes de atuarem no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) daquela Subseção. A carga horária dos conciliadores será de, no mínimo, quatro horas semanais, e a prestação do serviço terá duração de até dois anos.

A função de conciliador é gratuita e, se exercida por período contínuo superior a um ano, poderá constituir contagem de tempo como atividade jurídica e título para os concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O conciliador será responsável por examinar as ações, preparar relatório acerca da questão judicial, abrir e conduzir a sessão de conciliação, promover o entendimento entre as partes, certificar os atos ocorridos na audiência e, por fim, lavrar os termos de conciliação e de audiência para serem homologados pelo juiz.

Assessoria de Comunicação 

Comments are closed.