Paraíba

COONAP desenvolve projeto de melhoramento genético que triplica produção de leite  

A COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), em parceria com a Emepa-PB (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba), está desenvolvendo, através da inseminação artificial, um projeto de melhoramento da qualidade do rebanho no Assentamento Cachoeira Grande, município de Aroeiras, localizado na região do Agreste paraibano.

A inseminação artificial nos bovinos de alguns pequenos produtores do assentamento pretende melhorar o padrão genético do rebanho, que terão filhotes mais resistentes e animais adultos capazes de produzir mais leite. Com o projeto, a produção leiteira das matrizes, que atualmente fica em torno de 3 litros de leite por vaca/dia passa a ser de aproximadamente 10 litros de leite por vaca/dia.

O principal objetivo é a melhoria do rebanho bovino em menos tempo e a um baixo custo, utilizando sêmen de touros da raça Gir leiteiro, conforme explicou um dos médicos veterinários da COONAP, Janduy Marinho. No início do projeto, ele e a pesquisadora da Emepa, Suely Bezerra da Silva, realizaram visitas nos assentamentos e sete animais de cinco famílias de assentados foram previamente selecionados.

Em seguida, o médico veterinário realizou o trabalho de sanidade animal, que incluiu o diagnóstico de gestação precoce, vermifugação e exames de brucelose e tuberculose no rebanho selecionado. Depois da inseminação artificial, Janduy Marinho também orientou os assentados proprietários dos animais sobre os procedimentos necessários a serem realizados.

“Esta é a primeira vez que o programa está sendo desenvolvido nos assentamentos da reforma agrária”, informou o médico veterinário. O projeto faz parte do programa de apoio à bacia leiteira da região desenvolvido pela COONAP, com ganho direto na produção do leite, e melhoramento do rebanho bovino.

Facebook: www.facebook/coonap.ates

Karina Araújo

Assessora de imprensa

8845-4015/9941-2112



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo