Paraíba

Desembargador se reúne com as políciais para planejar a segurança integrada nas eleições

Desembargador José Aurélio se reúne com representantes dos Órgãos de Segurança para elaborar planejamento integrado da segurança das Eleições

Com o objetivo de reunir a Justiça Eleitoral, juízes, ministério público e representantes das forças de Segurança, o desembargador José Aurélio da Cruz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se reuniu na manhã desta terça-feira (02), na Sala de Sessões do TRE-PB, com o intuito de promover a interação e levantar subsídios no sentido de definir estratégias que deverão ser adotadas com vista a segurança do pleito municipal de 2016.

O Plano de segurança também tem o propósito de criar e instalar Centros de Comando e Controle nos municípios de João Pessoa, Campina Grande e Patos, que funcionarão na véspera e no dia das eleições, no sentido de concentrar as demandas em polos e otimizar a logística de segurança do pleito.

Na ocasião, o secretário de Tecnologia da Informação, George Bezerra Cavalcanti Leite, e o coordenador de Eleições, Fábio Falcão de França, apresentaram os aplicativos móveis que estão sendo desenvolvidos pelo TRE-PB e serão utilizados nestas Eleições: o “Pardal”, sistema de denúncias utilizando telefone celular; consulta de andamento processual; agenda da Justiça Eleitoral; resultado de eleição; e o boletim na mão, todos desenvolvidos pela secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PB, em parceria com o TRE do Espírito Santo e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo objetivo é proporcionar uma ferramenta eficiente ao cidadão que queira contribuir com a fiscalização do processo eleitoral, acompanhando de perto a Justiça Eleitoral.

O presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio, lembrou que os aplicativos serão disponibilizados próximo às datas-marco: “Os aplicativos deverão estar disponibilizados na semana que antecede às Eleições, ou à medida que as datas-marco vão sendo atingidas, a exemplo do próximo dia 15 que é dada para que o PARDAL seja disponibilizado”, afirmou.

Conclusão

Outras reuniões acontecerão nos municípios de Campina Grande e Patos, respectivamente, nos dias 09 e 10 de agosto, que sediarão os Centros de Comando de Controle. A reunião de Campina Grande acontecerá no Auditório da Justiça Federal, na Rua Edgar Villarim Meira, s/n – Bairro da Liberdade, e em Patos será no Auditório do SEBRAE – Rodoshopping – Rodovia BR 230, Km 334, s/n – Loteamento Ana Leite. As reuniões terão início às 09h00.

Ficou deliberado, neste encontro em João Pessoa, que os órgãos que compõem as Forças de Segurança do Estado apresentarão à Justiça Eleitoral seus respectivos planos estratégicos, até o início do mês de setembro vindouro.

ascom@tre-pb.jus.br



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo