Paraíba

Pirpirituba recebe atividades da Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

A Campanha Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata realizou atividades nesta sexta-feira (25) em Pirpirituba. Na Capital, a ação acontece até o sábado (26). O objetivo é alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença e esclarecer sobre as formas de tratamento.

Em Pirpirituba, foram realizadas palestras, distribuição de materiais informativos, e exames de prevenção, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Em João Pessoa, a campanha vem acontecendo em quatro pontos: Parque Sólon de Lucena, no Centro, e Mercado de Mangabeira, das 8h às 12h, e das 12h às 16h; e na Praça da Paz, nos Bancários, e no Busto de Tamandaré, das 17h às 21h. Na Capital, estão sendo distribuídos materiais informativos e vem sendo realizada uma ação de orientação.

Na segunda-feira (28), as atividades acontecem em Solânea, e na sexta-feira (2) em Mulungu. Em seguida, serão realizadas ações da campanha nos municípios de Juripiranga, Serra da Raiz, Arara, Umbuzeiro, Cuitegi, Cuité, Itatuba, Coremas, Serra Branca, Piancó, Várzea, Santa Luzia, Emas, São Domingos, Nazarezinho e Poço Dantas. A campanha acontece até 9 de maio.

Durante as atividades, a população tem a oportunidade de conhecer as leis que beneficiam os pacientes vítimas da doença. Um exemplo é a lei 8.609/09, definida por meio de propositura do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), que institui a Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata.

Dados
Em todo o Estado, semelhante ao que ocorre no País, o câncer de próstata é o que mais faz vítimas. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013 foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).

O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 foram mais de 500 mil novos casos.

Em valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Texto: Alexandre Kito


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo